Lote de Nelore castrado com borrachinha ganha 18@ em 20 meses

Lote de Nelore castrado com borrachinha ganha 18@ em 20 meses

PARTILHAR
bezerros
Foto Divulgação.

Além de encurtar o giro do boi dentro da fazenda, técnica garante ainda a qualidade da carne produzida por esses animais. Pode usar em Nelore!

Mostramos aqui como realizar a castração de bezerros ao nascimento, utilizando a técnica da borrachinha e suas vantagens em animais cruzados. Mas, posso utilizar essa técnica em animais nelore e tabapuã? A utilização da borrachinha por ser menos traumático para o animal. Confira abaixo como realizar a castração com borrachinha em animais nelores e as grandes vantagens para sua propriedade!

O pecuarista, Marcos Berriel, visualizou as dicas de castração de bezerros cruzados ao nascimento para a produção de carne premium e ficou com uma dúvida. “Posso proceder a castração do mesmo jeito e idade em bezerros Nelore e Tabapuã?”, perguntou.

A dúvida foi respondida pelo médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro, consultor da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO, e idealizador do Programa Touro Zero, que preconiza a castração de bezerros ao nascimento, durante programa Giro do Boi.

Ribeiro disse que é possível castrar bezerros das raças zebuínos com o mesmo manejo aplicado aos cruzados. “Com certeza, pode sim. Pode também utilizar essa castração em qualquer raça e é independente, você pode usar o sistema cirúrgico ou a borrachinha. Qualquer raça você pode castrar ao nascimento. Quanto à questão hormonal, fique tranquilo, o bezerro vai se desenvolver”, garantiu o veterinário.

Para iniciar o sistema de castração da bezerrada, você irá precisar ter em mãos alguns equipamentos, eles são facilmente encontrados no mercado para venda. Compre um alicate próprio e as borrachinhas. Elas custam em média R$ 60,00 o pacote com 100 unidades.

O funcionamento, basicamente é que um anel elástico contrai o fluxo de sangue para os testículos e escroto, deixando tais órgãos morrerem e caírem em cerca de 2 semanas. É uma boa ideia pedir a ajuda de um veterinário ou fazendeiro experiente se você nunca fez isso.

O especialista ilustrou a dúvida do telespectador com um lote de bezerros Zebu em que ele mesmo realizou o manejo sugerido na pergunta.

“Veja este lote na imagem acima. Este lote é uma novilhada que eu comprei para a Estância Espora de Prata, em Ariquemes, Rondônia. Nós compramos um lote grande para abate. Eu dei o toque, no meio delas tinha 60 novilhas com prenhezes positivas. […] Nós castramos todos os bezerros ao nascimento. Pode ver que é uma novilhada bem comum, bem comercial, eu nem conheço a origem desses bezerros, nem a linhagem, mas veio na barriga delas, e eu castrei todos. Eles estão agora com média de quatro meses de vida – tem bezerro de seis meses, tem bezerro de 90 dias. Todos sendo tratados na ração, mães e filhos. Agora eu vou desmamar das mães, vou manter os bezerros seguindo na ração e as mães vão para o TIP ou confinamento fechado e vou abatê-las dentro de 60 dias. Esses bezerros seguem. Com 16 para 20 meses, esses bezerros vão estar na casa das 18@ e serão abatidos”, projetou.

Esses bezerros seguem. Com 16 para 20 meses, esses bezerros vão estar na casa das 18@ e serão abatidos!

Além de encurtar o giro do boi dentro da fazenda, Ribeiro destacou ainda a qualidade da carne produzida por esses animais. “É uma carne nobre, com certeza uma carne com aspecto melhor, um vermelho cereja. Esses bezerros também não me trazem problemas de manejo para dentro da fazenda, é tudo muito sossegado”, aprovou.

“E esse é o mesmo manejo que nós usamos aqui também nas meio-sangue Angus. Nós emprenhamos as meio-sangue Angus com 12 a 13 meses de vida, colocamos nela um tricross no pé e fazemos o mesmo manejo – você tira o bezerro castrado do pé com 60 dias a 90 dias, pode desmamar e segue com o bezerro (para engorda) e a mãe vai para o abate como carne premium. Esse é um procedimento tranquilo. E quanto melhor for a genética no pé, maior vai ser o ganho de peso da bezerrada. Então pode castrar, sim, sem nenhum medo. As grandes indústrias frigoríficas estão aí para comprar essa carne premium com segurança. Vamos castrar!”, estimulou Ademir Ribeiro.

Confira a sequencia de imagens que ilustram o procedimento

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com