Misturador de ração mais tecnológico do mundo é testado em confinamentos

Misturador de ração inteligente, que previne falhas na operação e toma suas próprias decisões, está em demonstração em confinamentos de grande porte do Brasil

Empresa investe aproximadamente R$ 2 milhões em projeto para colocar à prova em confinamentos do país o seu novo misturador de ração total RX270 TechBull. Altamente tecnológico, ele tem sistema antiquebra e orienta o operador para não perder produtividade e evitar paradas indesejadas para correções

Alguns confinamentos brasileiros têm à disposição o misturador de ração total mais tecnológico do mundo. RX270 TechBull conta com inovações únicas no segmento. Através de sensores, o equipamento conta com um software, que toma decisões de maneira autônoma durante a operação, orientando o operador para que não cause danos à máquina e à componentes. Possui um computador de bordo funcional e moderno para acompanhamento dos dados técnicos do funcionamento da máquina, , além de proporcionar uma visão ampla dos principais processos do trato, ao transmitir a imagem de três câmeras que ajudam na execução do carregamento e mistura de ingredientes, na realização de manobras e visualização do processo de descarga, entre outras. Além de aumentar a segurança na operação.

CASALE-Misturador-de-racao-inteligente-que-previne-falhas-na-operacao-e-toma-suas-proprias-decisoes-esta-em-demonstracao-em-confinamentos-de-grande-porte-do-Brasil-FOTO-DIVULGACAO_
Foto: Divulgação

Essa tecnologia única no mundo está sendo colocada à prova de grandes confinamentos, possibilitando que os pecuaristas façam um completo test drive para conhecer em detalhes todas as suas funções e facilidades. A primeira fase do projeto de demonstração começa pelo Sudeste, em instalações de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

“Pretendemos levar a RX270 TechBull ao maior número de confinamentos possível, sempre com uma equipe técnica da empresa para explicar em detalhes o seu funcionamento e as tecnologias disponíveis, mostrando o quanto ele é eficiente no dia a dia do confinamento. Entendemos que fazer essa demonstração no campo é a melhor e mais prática maneira de mostrar as tecnologias implantadas nessa inovação”, informa Jaqueline Casale, diretora comercial da Casale Equipamentos. A Casale está investindo em torno de R$ 2 milhões nesse projeto.

O desenvolvimento de RX270 TechBull levou quatro anos e o produto foi validado com mais de 13.000 horas de trabalho em confinamentos de grande escala, antes de seu lançamento, ocorrido em Maio/2022. “Tudo foi pensado para que o equipamento utilizasse a mais moderna tecnologia disponível, mas também que ele fosse extremamente funcional e confiável. Sua inteligência conta com lubrificação automática de correntes e mancais, e evita paradas inesperadas para correção. Com isso, o equipamento tem vida útil mais longa e mantém alta eficiência sempre, contribuindo para o melhor resultado financeiro do confinamento”, ressalta Jaqueline.

confinamento na Bahia com fabrica de racao ao fundo - fotao - - Foto Wenderson Araujo - Trilux
Foto: Wenderson Araujo / Trilux

Misturador de ração: o divisor de águas para quem busca a máxima eficiência na pecuária

É como preparar um bolo. São vários os ingredientes utilizados e ainda buscamos os de melhor qualidade para compor a receita. Mas de que adianta todo esse preparo se a mistura não estiver homogênea?

Provavelmente o bolo não vai crescer, não ficará macio e todo o gasto que tivemos com as compras no supermercado e com o tempo despendido será em vão.

Quer uma melhor analogia do que essa para entender a importância dos misturadores de ração total na alimentação de bovinos? São situações distintas, mas o fundamento é o mesmo, podendo nos auxiliar a elucidar algumas questões práticas.

Não é novidade que a qualidade da dieta bovina é um fator que influencia no melhor ganho de peso ou na maior produção leiteira, ao aumentar a eficiência alimentar dos animais, e evitando também que eles apresentem problemas metabólicos. Quando focamos nos misturadores de ração total, o objetivo é que os ingredientes fiquem perfeitamente misturados evitando que os animais selecionem alimentos específicos.

É sabido inclusive que diferenças na composição entre a dieta oferecida e consumida são oriundas principalmente da seleção dos alimentos realizado pelos animais, pois estes, quando estão em consumo ad libitum, tendem a separar os ingredientes por tamanho, densidade de partícula e realizar a ingestão do que é de sua maior preferência.

Por isso, a escolha do vagão é peça-chave quando se pensa no manejo nutricional dos bovinos, até porque, a dieta participa fortemente dos custos de produção das propriedades rurais. A oferta da dieta deve ser realizada da maneira mais homogênea possível ao longo da linha de cocho, pois o alimento fornecido no início deve ser o mesmo oferecido no meio e final, proporcionando acesso de todos os animais do lote ao mesmo trato. Esse ponto também é essencial visto que previne a lotação e o estresse dos animais na linha do cocho.

Como pode-se notar, uma boa mistura da dieta impacta em vários itens dentro de uma fazenda e um dos seus principais objetivos é garantir que em cada bocado do animal seja ingerido algo muito próximo do que se estabeleceu na formulação. Isso previne flutuações no pH do ambiente ruminal, fato que contribui na eficiência da digestão dos microrganismos ruminais, principalmente com relação a síntese de proteína microbiana. Também, o correto processo de mistura resulta em uma alimentação uniforme em um tempo mínimo, com um custo reduzido de sobrecarga, energia e trabalho.

Em vacas de leite, trabalhos na literatura apontam que uma das razões primordiais da ração total misturada é o aumento do consumo de matéria-seca (MS) na fase crítica de balanço energético negativo. Notou-se em alguns estudos que o pico de consumo pode ser atingido cerca de quatro a oito semanas mais precocemente do que no sistema convencional de alimentação, o que consequentemente resulta no aumento da produção leiteira.

Além dos pontos apresentados acima, o produtor a sua equipe podem notar outros benefícios, como:

  • maior segurança que o rebanho esteja ingerindo proporções corretas de MS;
  • maximização do desempenho dos animais e aumento da eficiência nutricional;
  • redução dos casos de acidose (já que o concentrado estará bem misturado com o volumoso), consequentemente, há redução nos custos despendidos com a saúde do plantel (casos de timpanismo, laminite e intoxicação também podem ser minimizados por meio de uma melhor mistura da dieta);
  • melhor uniformidade de peso;
  • controle da quantidade de cada ingrediente e das sobras no cocho, minimizando as perdas de receita;
  • melhor gestão da dieta e dos estoques de alimentos, possibilitando uma alimentação mais racional;
  • otimização da mão de obra já que ao utilizar a tecnologia, o colaborador pode se responsabilizar pelo trato de um maior número de animais.

Não é à toa que a Casale está concorrendo por mais um ano ao Troféu Touro de Ouro, prêmio concedido pela Revista AG às empresas mais lembradas do setor pecuário. A empresa é campeã invicta na categoria “vagão misturador de ração” e já recebeu o prêmio por 13 vezes.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM