Nelore elegerá nova diretoria no Mato Grosso

PARTILHAR
Foto: Terra Brava Agropecuária

Nova diretoria aposta no fortalecimento da raça Nelore em Mato Grosso; os associados poderão votar das 9h às 20h, no dia 30 de novembro, na sede em Cuiabá

Com eleição agendada para a próxima segunda-feira (30), das 9h às 20h, a Associação dos Criadores Nelore em Mato Grosso (ACNMT) buscará o fortalecimento da raça Nelore no estado, intensificando a pesquisa de melhoria genética e também investindo em ações de apoio ao pecuarista.

Para o candidato de chapa única “Nelore, a raça do Brasil”, o pecuarista Aldo Rezende Telles, 70 anos, que é paulista de Barretos e chegou ao estado de Mato Grosso há 27 anos, o segredo do sucesso é trabalhar muito, investir em inovação, profissionalização da pecuária e paralelamente levar uma vida simples.

“Amo o que eu faço e me dedico exclusivamente à pecuária com o gado Nelore, que é o gado de Mato Grosso e do Brasil, com foco na cria, recria e engorda. Aceitei o desafio de estar à frente da associação por entender que com toda a experiência adquirida, posso contribuir com o setor e ajudar a associação a crescer em número de sócios, o Nelore é uma potência e a nossa instituição precisa refletir isso”.

Aldo Rezende Telles - Nelore MT
Foto: Assessoria Nelore MT

Telles vai dar continuidade dos trabalhos iniciados pelos antecessores Mario Candia e Breno Molina nas áreas de pesquisa e intensificar palestras e visitas técnicas a propriedades altamente produtivas no Brasil e no mundo. A proposta, segundo ele, é trazer novidades para os produtores do estado. “Temos muitos bons exemplos advindos da Europa, Argentina e dos Estados Unidos”.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas no período de pandemia, ele avalia positivamente a Prova de Ganho de Peso (PGP), que teve início em junho deste ano. “Se antes o trabalho da associação era muito mais voltado para o tamanho e a beleza do rebanho, hoje, estamos focados no melhoramento genético para ampliar o potencial competitivo dos nossos produtores no mercado e ainda oferecer uma carne mais saborosa ao consumidor final”.

O atual presidente, Breno Molina, convocou uma Assembleia Geral que será realizada na sede da instituição, no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá, onde inicialmente será feita a prestação de contas da gestão de 2019 a 2020; e depois haverá a eleição e posse da Diretoria, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes.

“É importante destacar que mesmo neste momento difícil pelo qual passamos em 2020, nós conseguimos dar continuidade às principais ações da associação e fizemos parcerias importantes, entre elas, com o Núcleo de Estudo em Pecuária Intensiva (Nepi) da UFMT e a Cargill Nutron, fortalecendo o trabalho de pesquisa e melhoria da raça Nelore no nosso estado”, pontua Breno Molina.

Em dois anos de gestão, os números são positivos com a realização de aproximadamente 50 ações, entre elas, palestras semanais, reuniões, o megaevento Nelore na Brasa em Cuiabá e as 6ª e 7ª edições da PGP, além de leilões. A associação também participou de cerca de 40 reuniões e eventos, entre eles, a 85ª Expo Zebu de Minas Gerais, 19ª Nelore Fest Acricorte junto com a realização da premiação do Circuito Nelore de Qualidade, Festival Braseiro e 1º Dinepec.

Em relação à Prova de Ganho de Peso (PGP) a pasto, Molina acrescenta que contou com várias inovações, neste ano, por exemplo, a 7ª edição pela primeira vez teve a participação de fêmeas que vão integrar, em 2021, o programa de abate técnico com avaliação de carcaça dentro do Circuito Nelore de Qualidade e Programa Nelore Natural (parceria com a ACNB).

“Além de buscar incrementar a rentabilidade dos participantes, nossos números da PGP com fêmeas estão nos surpreendendo, com um Ganho Médio Diário (GMD) de 660g. Esses são dados de julho a setembro, período em que Mato Grosso passou pela pior seca nos últimos 50 anos. Portanto, o trabalho da associação é um grande desafio e visa dar suporte aos produtores”, finaliza.

Chapa única – Aldo Rezende Teles (presidente), Alexandre El Hage (1º vice-presidente), Jose João Bernardes (2º vice-presidente), Cleber Roberto Lemes Filho (1º secretário), Luiz Antonio Felippe (2º secretário), Mauricio Campiolo (1º tesoureiro), Mario Candia (2º tesoureiro), Beno Molina (relações públicas).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.