17 arrobas em 13 meses, veja o Superprecoce!!

17 arrobas em 13 meses, veja o Superprecoce!!

PARTILHAR
Bezerro pesou 501 kg. Foto: Ademir Casa da Lavoura.

O sistema de produção de super precoces da Estância Espora de Prata, em Rondônia ganhou fama no Brasil e pode ser ótimo para você que quer aumentar o lucro!

O sistema de produção da Estância Espora de Prata ganhou destaque no cenário nacional, depois de uma matéria publicada pelo Compre Rural em parceria com Alexandre Zadra, do Cross Breeding. O sistema adotado pelo proprietário e médico veterinário, Ademir Ribeiro, consultor do Grupo Supremax e Casas da lavoura, é o Programa Touro Zero.

Para você que não acompanhou as nossas matérias sobre o assunto, você pode acessar elas para conhecer mais sobre o sistema que a fazenda adota e, além disso, ver como se faz a pecuária moderna. São animais produzidos de forma magnifica e, todos eles, castrados ao nascimento!

Prometemos que iriamos acompanhar a gestão e execução dos trabalhos, junto com o Ademir. Ontem, ele me enviou esse material, mostrando os resultados dos animais que estão no cocho e começarão a ser abatidos no protocolo 1953 da JBS.

Segundo ele, dia 16 de agosto vamos começar os abates da Estância Espora de Prata. “Até janeiro, todos os meses, vamos abater bezerros meio sangue angus super precoce. Serão abatidos no protocolo carne premium 1953 JBS de Vilhena. São bezerros castrado ao nascimento. E serão abatidos de 13 para 14 meses de vida com média de 17@”.

Quando perguntei para ele qual era a estratégia para o sucesso desses números, ele foi rápido na resposta: ” Este é o programa Touro Zero“.

Bezerro pesou 501 kg. Foto: Ademir Casa da Lavoura.
Bezerro pesou pesou 472 kg. Foto: Ademir Casa da Lavoura.

Estas fotos são de 20 dias atrás, mas o peso foi feito hoje, dia 20, antes do trato. Esses animais ainda vão ser tratados até dia 14 de agosto. Dia 15 pesamos e embarcamos par ao abate.

De forma resumida, ele explica o planejamento. ” A Ração Top Creep com fornecimento a vontade no cocho até a desmama. O bezerro sai do pé da vaca direto para o confinamento, com a Dieta Total. Eles são criados no sistema de piquetão, comida no cocho e acesso ao pasto, como nas imagens abaixo. Após abate dos animais no confinamento, os animais saem do piquetão para o confinamento, e com 13 meses de vida embarca para o Abate”, finaliza Ademir.

Bezerrada meio sangue Angus no sistema de Piquetão. Produção de superprecoces da Estância Espora de Prata.
Estrutura piquetão. Foto: Ademir Casa da Lavoura.
Estrutura piquetão. Foto: Ademir Casa da Lavoura.

“O mais fantástico do sistema é que o bezerro, paga o custo de 12 meses da vaca. Sendo assim, na conta dos R$ 900,00 está incluso os custos da vaca, da prenhez até a desmama, mais o custo da ração do creep-feeding que esse animal recebe”, ressaltou Ademir. Ele explicou ainda que, esse animal, aos 9 meses e com 300 kg está pronto para ser entregue ao confinamento ou semi-confinamento.

E o ciclo que será abatido daqui 13 meses, onde está?

Vamos entender o ciclo de como produzir esses animais. O programa Touro Zero é bem criterioso e como diz o meu amigo Ademir, “vaca não fica de férias na fazenda”.

Sendo assim, o programa Touro Zero tem os seguintes critérios:

  • Os animais são programados para nascer todos os bezerros de Junho até Setembro.
  • A Inseminação é feita de Setembro a Dezembro.
  • Vacas que não são positivas, vão para engorda e abate.
  • Desmama tudo final de Abril.
  • Inicio do trato no piquetão e confinamento.
  • E abate praticamente tudo de Agosto a Dezembro na entressafra.
Vacada parindo no arrendamento da fazenda. Bezerros serão abatidos daqui 13 meses com 17@.
Foto: Ademir Casa da Lavoura.

Pedi ao Ademir, que resumisse o sistema que ele adotou e o que ele acha que representam esses resultados, e ele me disse: “Está é a pecuária moderna. Com planejamento e gestão”. Pois bem, se você quer resultado, faça como meu amigo, invista em planejamento e gestão!

Matéria exclusiva do Compre Rural, sua cópia só é permitida após autorização por e-mail do autor do conteúdo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com