Silagem de grãos reconstituídos: qual é a correta quantidade de água?

Silagem de grãos reconstituídos: qual é a correta quantidade de água?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Muitas propriedades ainda erram na quantidade de água a ser adicionada na silagem de grãos reconstituídos. Confira as dicas do especialista neste artigo!

A reconstituição de grãos (adição de água seguida de ensilagem) é uma técnica que existe há décadas. No Brasil, nos últimos anos, este método de conservação de grãos tem ganhado importância. Porém, muitas propriedades ainda erram na quantidade de água a ser adicionada. Então, neste artigo, nós disponibilizaremos algumas diretrizes que devem ser seguidas na fazenda no momento da reidratação.

Umidade alvo: a matéria seca (MS) da massa deve ficar entre 60 à 65%. Este é o intervalo considerado ótimo. Acima de 65% a fermentação pode ter baixa intensidade, o que pode comprometer a disponibilização do amido e a eficácia dos aditivos.

Abaixo de 60% a propriedade estocará muita água. Se estiver abaixo de 50% pode ocorrer ainda a produção de chorume, o que significa perdas.

Quantidade de água: a quantidade de água é em função da MS dos grãos que serão moídos. O exemplo a seguir irá facilitar a compreensão. Se os grãos estão com 85% de MS e o alvo é de 65% (conforme comentado acima), basta dividir 85 por 65 (85/65 = 1,308). O valor após a vírgula seria a quantidade de água a ser incluída (308 litros por tonelada).

Porém, experiências práticas têm mostrado que os 308 litros não seriam suficientes para hidratar a massa como queremos. Portanto, adicione de 25 a 30% a mais de água, que neste caso seria entre 385 à 400 litros por tonelada.

Na prática: além de fazer o cálculo acima, você deve monitorar com certa frequência se a reidratação está sendo efetiva. Para isso, observe o vídeo disponibilizado abaixo. Após a distribuição da massa no silo, colete uma amostra que caiba na mão, feche a mão sem fazer força excessiva e note se formou este “bolinho”.

Ele deve se formar e se manter na sua forma original. Se ele se desmanchar há necessidade de colocar mais água. Se escorrer líquido pela mão, a umidade está em excesso.

Fonte: MilkPoint

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com