Teste de desempenho de touros tem inscrições abertas

Teste de desempenho de touros tem inscrições abertas

PARTILHAR
touros nelore embrapa cerrados
Foto: Divulgação

Prova da Embrapa Cerrados/AGCZ vai avaliar desempenho de touros da raça Nelore; Teste de Desempenho é vitrine para reprodutores jovens

As inscrições estão abertas para o 24º Teste de Desempenho de Touros Jovens. Evento é promovido pelo Centro de Desempenho Animal da Embrapa Cerrados e a AGCZ (Associação Goiana de Criadores de Zebu) em parceria com a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Ao término da prova os animais classificados se credenciam para a Prova de Eficiência Alimentar e também para o leilão. Composto de provas de ganho em peso exclusivamente a pasto, o teste tem duração de 294 dias, com término previsto para 30 de maio de 2022, quando será realizada as últimas avaliações e pesagens.

Durante todo o teste os animais são mantidos em pastagens renovadas por sistema de integração Lavoura e Pecuária (ILP), sendo suplementados apenas com mineralização adequada para a categoria animal e época do ano. Nesse período, os animais são avaliados de acordo com as seguintes características:

A prova conta com os maiores criatórios do país, e é responsável por contratações de centrais de coleta de sêmen do país. Da prova já saíram vários touros que foram recordistas em venda de sêmen. É uma das melhores provas do país com a chancela da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Inclusive, os melhores animais poderão ser indicados parar compor a bateria de Reprodução Programada 2022 do Programa Nelore Brasil da ANCP.

Todo esse trabalho de acompanhamento será complementado com a análise genética, a partir da extração de DNA coletado em amostras de material biológico dos animais. Serão usados marcadores moleculares, no caso os chamados Polimorfismo de Nucleotídeo Simples (sigla em inglês – SNP), capazes de detectar variações na sequência de DNA, as quais podem ser correlacionadas à eficiência alimentar e que possuem alta probabilidade de serem repassadas entre gerações.

As inscrições são limitadas e estão abertas até o dia 25 de maio, já a recepção dos animais será feita entre os dias 31 de maio e 08 de junho.

A realização do teste na Embrapa Cerrados é uma forma de tornar o Distrito Federal referência e protagonista no cenário nacional de avaliação de touros jovens. Nas últimas provas participaram touros oriundos de vários estados brasileiros. Traga seu animal para participar do 24º Teste de Desempenho de Touros Jovens Embrapa/AGCZ. Maiores esclarecimentos via e-mail: cnpaf.pilp@embrapa.br ou por telefone: (62) 3533-2205 com Renta Borges ou Marcos Fernando.

Divulgação

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.