Vídeo: Conheça os Melhores touros da raça Canchim 2020

PARTILHAR
touros campeoes da raca canchim
Foto: Marcio Peruchi

A Prova Nacional de Avaliação de Desempenho da Raça Canchim (PCAD-TEA 2020) divulgou seus resultados; grande campeão é do Canchim Ilma

A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Canchim (ABCCAN) e coordenada pela Embrapa Pecuária Sudeste desde o ano passado, ocorreu de 29 de julho a 11 de novembro deste ano. A execução foi no Instituto de Zootecnia de Sertãozinho-SP (IZ). O resultado foi divulgado na noite de terça-feira (24), durante a live Melhores da raça Canchim 2020, disponível no Youtube da Compre Rural.

Segundo Cintia Marcondes, a seleção de touros deve começar cedo, ainda na fase de desmama. Bezerro macho que apresentar superioridade em peso, conformação e perímetro escrotal é uma boa aposta.

Os touros devem ser avaliados pelos critérios fenotípicos, reprodutivos e genéticos. Dentre os fenotípicos, estão aprumos, cascos e articulações sem defeitos, prepúcio curto, pelagem curta e pele pigmentada (atributos que indicam tolerância ao calor), características de crescimento (Diferenças Esperadas na Progênie – DEP para peso ao desmame), de precocidade (DEP para perímetro escrotal) ou de carcaça (DEP para musculatura e conformação), entre outras. Em relação às características reprodutivas, a fertilidade e a saúde do aparelho reprodutivo são as principais.

Grande Campeão –  ILM-13174 (Canchim ILMA)

Participar e ter destaque em um programa de melhoramento genético é essencial. Segundo Cíntia, desde março deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) colocou na Instrução Normativa nº 13 critérios de avaliação zoogenética para inscrição de reprodutores em centros de coleta e processamento de sêmen (CCPS). “Esses quesitos são definidos pelas Associações de Raça. De forma resumida, por exemplo, um touro da raça Canchim precisa ter destaque na PCAD ou ser top no ranking da DEP de conformação frigorífica ou peso ao sobreano ou ainda no Índice geral do programa de melhoramento. Assim, somente animais de genética superior poderão ter seu material genético disponibilizado pelas Centrais, seja para uso em rebanhos puros, quanto em cruzamentos”, explica a pesquisadora.

Embrapa tem touro premiado

A Embrapa Pecuária Sudeste teve um de seus touros jovens premiados na Prova Nacional de Avaliação de Desempenho da Raça Canchim (PCAD-TEA 2020). Nesta edição participaram 55 animais de 11 criatórios do país. A prova serve para ranquear os touros em uma mesma condição de alimentação e saber como está o progresso do melhoramento genético dos rebanhos desta raça no Brasil.

Para a pesquisadora Cintia Marcondes, o prêmio é resultado do trabalho de seleção do rebanho no centro de pesquisa. A Embrapa participou da avaliação com três animais. O touro CAN 10950 recebeu o prêmio Elite Bronze do seu grupo. “Conseguimos demonstrar a força de uma seleção consistente, baseada em aspectos funcionais, avaliação genética e coerência com o sistema de produção, sempre priorizando animais produtivos e eficientes, com controle do tamanho do rebanho de vacas, do peso ao nascer, da habilidade materna, da reatividade e das características de desempenho”, destaca a pesquisadora.

Para conhecer todos os animais avaliados, clique aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.