Agricultura 🌿 e Pecuária 🐂 – Qual o melhor investimento?

Agricultura 🌿 e Pecuária 🐂 – Qual o melhor investimento?

PARTILHAR
agricultura ou pecuaria escolha
Montagem Compre Rural

Em uma situação hipotética, é certo escolher entre Agricultura ou Pecuária? Elencamos aqui alguns questionamento que você deve se fazer antes de tomar a decisão

A Agricultura e Pecuária brasileira é uma potência, ninguém dúvida disso, diante da crise histórica que estamos passando este ano, o agro foi um dos únicos setores que cresceram, principalmente pelas exportações recordes de carne e grãos. Como qualquer negócio que prospera surgem novos interessados em investir no campo brasileiro, resultado da nossa produção mais sustentável, atendendo ao mundo exigente e globalizado que estamos, gerando segurança alimentar tão almejada nos tempos atuais.

Estou aqui hoje, pois este artigo atrairá questionadores sobre qual atividade do agronegócio é mais rentável e por qual caminho seguir. Se você mora e vive do campo já terá feito essa escolha – mas para quem vai começar no campo, o que você indicaria?

qual area vc mais gosta- agricultura ou pecuaria
Reprodução da Internet

Fizemos uma pesquisa em nossas redes sociais e a Pecuária venceu de lavada no quesito: gosto popular. Acreditamos que a lida do gado atraia mais apaixonados devido a interação humano x bovino, mas isso é só uma opinião. Caso você esteja na dúvida, vamos levantar alguns questionamentos abaixo para ajudar na sua decisão.

Se você acompanha nosso portal de notícias sabe quais setores mais prosperam no agronegócio, mas isso não é uma máxima, dentro de uma única atividade pode ter produtor ficando rico, outros vendendo a fazenda pois seu negócio foi literalmente para o brejo.

Da safra de algoḍo na Faz. Morada do Sol, Campo Verde РMT / Foto: Brenno Enrique

Agricultura x Pecuária

Antes de mais nada, é preciso pontuar e ser honesto. Normalmente, o que temos assistido no campo, quando da introdução dos sistemas integrados de produção agropecuária, é que a pecuária vai ficando “pra trás” em relação à agricultura. O improviso, falta de investimento em tecnologia e condições inapropriadas são fatores que ainda mantém a pecuária tão atrás da Agricultura.

Pelo fato de que os bovinos e as pastagens toleram muito as condições inapropriadas (aceita desaforo), e continuam vivos, é comum a agricultura receber todo aporte tecnológico, insumos, máquinas, assistência técnica, enfim toda a atenção e, a pecuária ficar em “banho maria”.

vaca enroscada em curral improvisado
Foto: Reprodução da Internet

A Agricultura cobra um preço muito alto pela ineficiência e a pecuária nem tanto, pelo menos não tão perceptível por parte do produtor, uma lavoura de soja que não recebe os devidos tratos culturais acaba por não produzir e fica só o prejuízo, já o boi continua lá, mesmo que perdendo peso, mesmo não tendo um desempenho satisfatório, mas continua vivo.

dando um rodeio no gado em Hacienda San Javier - Bolivia
Foto: Rubens Ferreira

Cenário está mudando gradativamente

Importante salientar que essa fotografia da Pecuária está mudando a passos largos. A sustentabilidade, técnicas de manejo, bem-estar animal e cuidado com o meio ambiente são assuntos cada vez mais debatidos e empregados na agropecuária brasileira, inclusive estudos recentes mostram que animais bem tratados e felizes são mais produtivos.

Como escolher entre Agricultura x Pecuária

Essa resposta só você pode responder, ainda mais que a integração lavoura pecuária (ILP) veio para ficar e uma fazenda que antigamente só se dedicava a uma atividade, hoje consegue integrar lavoura e gado e faturar alto com as duas atividades. Um outra fator que era limitante é a qualidade do solo, normalmente a Agricultura se desenvolvia em locais com qualidade de solo elevada, um exemplo disso são as cidades de Sidrolândia e Maracajú em Mato Grosso do Sul, campeãs em produtividade de soja. Nos dias de hoje, com o sistema de plantio direto, além de conservar a biodiversidade do solo e preservar o meio ambiente consegue transformar terras arenosas em lavouras super produtivas.

A Pecuária é um investimento seguro a alta variação de lucro, o Brasil vive hoje uma fase que vai além da tecnificação do campo, a fase da profissionalização da gestão. Consultorias especializadas dizem que a margem da atividade recuou 68% desde a década de 90. É possível afirmar que o movimento faz com que o pecuarista tenha que crescer em eficiência para que possa continuar na atividade. Aumento de produtividade, diluição de custos fixos, gestão de riscos e ganho de escala são as palavras de ordem.

A “contabilidade da pecuária do lucro” exige responder acertadamente a seguinte pergunta: o que é mais relevante para se obter lucro na produção de carne? Peso vivo ou peso carcaça? Quilos de peso carcaça por hectare de pasto ou peso vivo por cabeça? – Na matemática do lucro, o determinante é quantificar o quanto sobra (a margem líquida) ao produzir cada arroba.

  • Pecuária: alta liquidez, baixo risco, retorno a longo prazo, investimento médio inicial;
  • Agricultura: alta tecnificação, alto risco, retorno a curto prazo, alto investimento inicial;

Competência – se resolver investir no campo saiba que com grandes poderes acarretam grandes responsabilidades. O Brasil seguramente será o Celeiro do Mundo nos próximos anos e você será responsável também. Se for pra entrar pro mundo do agronegócio venha preparado e munido de pessoas e profissionais que possam contribuir para o seu sucesso, pois como qualquer outra empresa, é necessário trabalhar duro para colher os louros desse negócio rural.

Agora a decisão é sua.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.