Em uma situação hipotética, é certo escolher entre Agricultura ou Pecuária? Elencamos aqui alguns questionamento que você deve se fazer antes de tomar a decisão
A Agricultura e Pecuária brasileira é uma potência, ninguém dúvida disso, diante da crise histórica que estamos passando este ano, o agro foi um dos únicos setores que cresceram, principalmente pelas exportações recordes de carne e grãos. Como qualquer negócio que prospera surgem novos interessados em investir no campo brasileiro, resultado da nossa produção mais sustentável, atendendo ao mundo exigente e globalizado que estamos, gerando segurança alimentar tão almejada nos tempos atuais.
Estou aqui hoje, pois este artigo atrairá questionadores sobre qual atividade do agronegócio é mais rentável e por qual caminho seguir. Se você mora e vive do campo já terá feito essa escolha – mas para quem vai começar no campo, o que você indicaria?
Fizemos uma pesquisa em nossas redes sociais e a Pecuária venceu de lavada no quesito: gosto popular. Acreditamos que a lida do gado atraia mais apaixonados devido a interação humano x bovino, mas isso é só uma opinião. Caso você esteja na dúvida, vamos levantar alguns questionamentos abaixo para ajudar na sua decisão.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Se você acompanha nosso portal de notícias sabe quais setores mais prosperam no agronegócio, mas isso não é uma máxima, dentro de uma única atividade pode ter produtor ficando rico, outros vendendo a fazenda pois seu negócio foi literalmente para o brejo.
Agricultura x Pecuária
Antes de mais nada, é preciso pontuar e ser honesto. Normalmente, o que temos assistido no campo, quando da introdução dos sistemas integrados de produção agropecuária, é que a pecuária vai ficando “pra trás” em relação à agricultura. O improviso, falta de investimento em tecnologia e condições inapropriadas são fatores que ainda mantém a pecuária tão atrás da Agricultura.
- Maior confinamento do Brasil tem 75 mil animais
- Confinamento alto grão: Passo a passo de como fazer
- Confinamento gigante terá 120 mil animais, vídeo!
- O maior confinamento do mundo tem 500 mil cabeças!
Pelo fato de que os bovinos e as pastagens toleram muito as condições inapropriadas (aceita desaforo), e continuam vivos, é comum a agricultura receber todo aporte tecnológico, insumos, máquinas, assistência técnica, enfim toda a atenção e, a pecuária ficar em “banho maria”.
A Agricultura cobra um preço muito alto pela ineficiência e a pecuária nem tanto, pelo menos não tão perceptível por parte do produtor, uma lavoura de soja que não recebe os devidos tratos culturais acaba por não produzir e fica só o prejuízo, já o boi continua lá, mesmo que perdendo peso, mesmo não tendo um desempenho satisfatório, mas continua vivo.
Cenário está mudando gradativamente
Importante salientar que essa fotografia da Pecuária está mudando a passos largos. A sustentabilidade, técnicas de manejo, bem-estar animal e cuidado com o meio ambiente são assuntos cada vez mais debatidos e empregados na agropecuária brasileira, inclusive estudos recentes mostram que animais bem tratados e felizes são mais produtivos.
Como escolher entre Agricultura x Pecuária
Essa resposta só você pode responder, ainda mais que a integração lavoura pecuária (ILP) veio para ficar e uma fazenda que antigamente só se dedicava a uma atividade, hoje consegue integrar lavoura e gado e faturar alto com as duas atividades. Um outra fator que era limitante é a qualidade do solo, normalmente a Agricultura se desenvolvia em locais com qualidade de solo elevada, um exemplo disso são as cidades de Sidrolândia e Maracajú em Mato Grosso do Sul, campeãs em produtividade de soja. Nos dias de hoje, com o sistema de plantio direto, além de conservar a biodiversidade do solo e preservar o meio ambiente consegue transformar terras arenosas em lavouras super produtivas.
A Pecuária é um investimento seguro a alta variação de lucro, o Brasil vive hoje uma fase que vai além da tecnificação do campo, a fase da profissionalização da gestão. Consultorias especializadas dizem que a margem da atividade recuou 68% desde a década de 90. É possível afirmar que o movimento faz com que o pecuarista tenha que crescer em eficiência para que possa continuar na atividade. Aumento de produtividade, diluição de custos fixos, gestão de riscos e ganho de escala são as palavras de ordem.
- Gafanhotos que assustam o mundo estão perto do Brasil
- Conheça a maior fazenda do Brasil, a Fazenda Roncador!
- Rei da soja: Conheça o maior produtor de soja do Brasil
- Eduardo Costa abre vendas de seu cavalo milionário
- Vídeo: Javali gigante em fazenda é de assustar!
- Vídeo mostra o Rei do Gado, o maior rebanho do Brasil!
A “contabilidade da pecuária do lucro” exige responder acertadamente a seguinte pergunta: o que é mais relevante para se obter lucro na produção de carne? Peso vivo ou peso carcaça? Quilos de peso carcaça por hectare de pasto ou peso vivo por cabeça? – Na matemática do lucro, o determinante é quantificar o quanto sobra (a margem líquida) ao produzir cada arroba.
- Pecuária: alta liquidez, baixo risco, retorno a longo prazo, investimento médio inicial;
- Agricultura: alta tecnificação, alto risco, retorno a curto prazo, alto investimento inicial;
Competência – se resolver investir no campo saiba que com grandes poderes acarretam grandes responsabilidades. O Brasil seguramente será o Celeiro do Mundo nos próximos anos e você será responsável também. Se for pra entrar pro mundo do agronegócio venha preparado e munido de pessoas e profissionais que possam contribuir para o seu sucesso, pois como qualquer outra empresa, é necessário trabalhar duro para colher os louros desse negócio rural.
Agora a decisão é sua.