PARTILHAR

Problema sério dos campos brasileiros, o Javali tem um primo distante bem mais assustador que ele, o Babirussa espécie de mamífero da família Suidae

O javali é um velho conhecido dos agricultores brasileiros. A espécie ficou asselvajada e por não possuir predadores naturais e ainda procriar com o porco doméstico, resultando no javaporco, gerou grandes populações de forma descontrolada, causando danos ambientais, à agricultura, pecuária além de ser hospedeiro e vetor de zoonoses e de doenças. Atualmente o javali é a única espécie nativa que tem a caça e abate permitidos pelo IBAMA. São mais de 1500 municípios afetados em todas as regiões do país.

Problema dos campos brasileiros, o javali ou javaporco tem um primo distante, pré-histórico e mais assustado que ele, o Babirussa, uma espécie nativa de ilhas da Indonésia, país asiático do outro lado do mundo. Mede entre 85 cm e 105 cm de comprimento mais longa cauda de 27 cm a 32 cm, pesa cerca de 90 quilos e é onívoro. Os caninos superiores do macho emergem na vertical dos alvéolos do maxilar, penetra pela pele do nariz e então sai em curva para cima e na frente da face.

Foto: Divulgação

Sobre o Babirussa (Babyrousa celebensis)

O Babirussa (Babyrousa celebensis) é uma das espécies de suíno mais estranhas que existem no mundo. Eles separaram-se dos outros membros da família dos porcos, durante o Oligoceno, há aproximadamente 30 milhões de anos. Só pode ser encontrada na Indonésia e nas ilhas Sula (Mangole e Taliabu) e em Buru. Mede entre 85-110 cm de comprimento, pesa cerca de 100 quilos e é omnívoro. Os caninos superiores do macho emergem do maxilar, saindo pela pele do nariz em curva para cima e na frente da face. Esta particularidade só aparece no macho adulto (os caninos inferiores da fêmea ou estão ausentes ou reduzidos).

Crânio do Babirussa

Este tipo de dente levou as pessoas acharem que ele era parecido com um veado ou antílope daí o seu nome ( babi = porco e rusa = veado), daí algumas pessoas chamarem-nos de porcos-veados. A função destes dentes é desconhecida. Eles são bastante frágeis e partem-se facilmente, mas são raramente usados em combate entre machos. Eles nunca param de crescer, sendo que em certos casos os dentes crescem tanto que acabam por perfurar o crânio e matar o Babirussa. Está classificada como Vulnerável, sendo que a desflorestação e a caça são as principais razões para o seu declínio.

E aí, gostou de conhecer um primo do javali? Imagina um animal desses aqui no Brasil?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.