Conheça os 20 países que mais comem carne no mundo

Conheça os 20 países que mais comem carne no mundo

PARTILHAR
carne vermelha
Foto: Divulgação

Brasil ficou apenas em 5º lugar entre os países que mais comem carne no mundo; levantamento mostrou que consumimos em média 78kg de carne por ano

É inegável que o brasileiro, depois do futebol, é provavelmente o que mais ama um bom churrasco, temos uma vocação inata para comer carne, ainda mais com uma pecuária cada vez mais forte em nosso país, oferecendo carne de qualidade com um valor acessível para todas as classes sociais. Entretanto engana-se quem acha que somos os campeões em consumo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente dados que mostram quais são os países que mais comem carne no mundo, e nós ficamos somente com o quinto lugar.

O consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos, e sua produção hoje é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 1960 – de 70 milhões de toneladas, passou para mais de 330 milhões até 2017. Outra razão para isso é que há muito mais pessoas no mundo, no início da década de 1960, havia cerca de 3 bilhões. Hoje, somos mais de 7,6 bilhões. Outra explicação importante é o aumento da renda, a média global mais do que triplicou em meio século. E para finalizar é importante salientar a importância da carne na dieta do ser humano ao longo dos séculos, a carne é o único alimento nutricionalmente completo.

Quem consome mais carne no mundo?

  1. EUA (101 kg)
  2. Austrália (93 kg)
  3. Argentina (90 kg)
  4. Israel (88 kg)
  5. Brasil (78 kg)
  6. Nova Zelândia (75 kg)
  7. Chile (75 kg)
  8. Canadá (68 kg)
  9. Russia (64 kg)
  10. Reino Unido (61 kg)

Importante salientar que no grupo estão agrupadas quatro tipos de carne: bovina, suína, frango e caprinos. A quantidade de quilos é uma média de consumo durante o ano de 2019 por habitante. Confira a lista completa.

paises que consomem mais carne no mundo
Fonte: OCDE

Ao comparar o consumo em diferentes países, a pesquisa aponta que, tipicamente, quanto mais rico, mais carne é consumida. Não há apenas mais pessoas no mundo. Há mais pessoas que podem comprar carne .

De acordo com a OCDE, é importante considerar que a cadeia da carne gera milhares de empregos e novas receitas para a economia, tornando a economia mundial mais forte.

Se a China passasse a consumir o que os países acima consomem em média de carnes por habitante (66 kg), ainda bem abaixo dos maiores consumidores, isso seria um aumento de mais ou menos 25 milhões de toneladas (ou seja, o que o Brasil e Rússia juntos consomem).

Há expectativa que a China comece a subir neste ranking, o Brasil tem batido recordes atrás de recordes nas exportações de carne vermelha para o país asiático. Vários fatores culminaram para este cenário, a carne brasileira é o desejo de consumo no mundo hoje.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com