Dicas para construir baias de cavalos

Dicas para construir baias de cavalos

PARTILHAR
Foto Divulgação

Como o próprio tamanho do animal já alerta, ele precisa de um lugar confortável para viver, e esse lugar, a baia, interfere diretamente no bem-estar do animal em seu dia a dia.

Alguns animais necessitam de mais atenção e cuidados redobrados do que outros, como é o caso dos cavalos. Garantir o bem estar de equinos é fundamental, e construindo baias com ventilação, piso e dimensionamento adequados é importante.

Pensando nisso a baia não só deve ter um espaço ideal para que possa viver confortavelmente, como deve ter elementos que ajudem no bem-estar do cavalo.

Antes de mais nada, verifique se você tem condições financeiras para criar um animal desses, pois os gastos serão grandes, e não somente para construir a baía, mas também com os gastos diários que esses animais dão aos seus donos.

Vamos aos detalhes da construção:

1. Tamanho das baias de cavalos

Apesar do cavalo precisar de um tratamento especial, isso não quer dizer que você precisa usar o melhor material para construir as baias de cavalos. Na verdade, o material é indiferente, outros aspectos são muito mais importantes, como o tamanho dessas baias.

Como regra geral para cavalos de equitação: área mínima (em m2) = [altura de cernelha (m) x 2]2. Em uma altura de cernelha de 1,60m é necessária uma área de 10,2m2. As medidas usuais para baias são de 3,2 x 3,5m (11,2m2). Para animais em reprodução também 4 x 4m (16m2). A medida mais estreita deveria ser no mínimo 1,5 vezes maior que a cernelha, e a porta de no mínimo 1,20m. Boxes externos são servidos por um corredor externo coberto.

Através de portas divididas os animais têm contato com o mundo exterior pela abertura da parte superior. Os boxes externos são especialmente apropriados para animais com enfermidades crônicas das vias respiratória

Baias muito pequenas podem deixar o animal extremamente estressados, o que acaba comprometendo seu desempenho nas atividades que ele precisa realizar diariamente.

2. Ventilação

Outra dica essencial para construir ótimas baias de cavalos está diretamente ligado a ventilação do ambiente. O vento precisa ser distribuído de maneira uniforme na baia, em casos em que as baias sejam cobertas por um revestimento que gere calor no local, será preciso instalar também exaustores.

Recomenda-se fazer uma área próxima ao telhado aberta, dessa forma permite-se que a camada de ar quente que é acumulada na parte superior seja retirada do ambiente, não deixando o cavalo com estresse térmico.

3. Porta

E como dito acima, a ventilação é muito importante nas baias de cavalos, e uma das formas de você conseguir ventilar ainda melhor esse local é na escolha da porta.

A porta com dois segmentos ajuda na ventilação do ambiente, assim como também permite que o animal tenha mais liberdade dos movimentos no local. Essa porta de dois segmentos tem uma parte inferior e superior.

A escolha desse tipo de porta também é importante para convivência do animal com os outros animais, isso porque o cavalo é um animal extremamente sociável. Por isso deixe os outros animais sempre a vista por meio de grades ou telas.

Essa visão de outros animais também deixa o cavalo muito mais calmo.

4. Iluminação

O estábulo para equinos tem que ser claro., como tamanho mínimo para área da janela se calcula 1/15 da área de piso do estábulo. A intensidade de iluminação tem que ser prevista com no mínimo 40, melhor 100 Lux/m2. Principalmente em éguas de criação cujo ciclo sexual é influenciado pelo fotoperíodo, uma iluminação adequada é indispensável.

Ao invés de se preocupar em encher as baias de cavalos com luzes artificiais, prefira construir um local que a luz natural entre durante a maior parte do dia, mesmo porque o cavalo é um dos animais que enxergam muito bem em ambientes com pouca iluminação.

As luzes artificiais só devem ser ligadas na parte da noite, na hora que o animal for tratado.

Foto Divulgação.

5. Cocho

Escolher o tamanho ideal e a altura do cocho, pote onde vai a comida e água do cavalo também é importante para se construir ótimas baias de cavalos. Esse cocho precisa estar de 30 a 60 centímetro do chão e ter uma profundidade de 20 centímetros, mais ou menos.

Alguns veterinários ainda recomendam que o cocho seja mais baixo, pois assim, ao se abaixar para comer ou beber água, o cavalo alonga as costas e o pescoço, ajudando na reprodução dos movimentos naturais do animal.

Ainda é possível optar por um cocho automático, o que facilita muito no quesito de reposição de água e comida, além de facilitar o trabalho do criador e ainda deixa o animal mais feliz.

Mas mesmo com um cocho automático, o cocho deve ser higienizado diariamente para evitar qualquer tipo de contaminação na comida e na água do cavalo e, consequentemente, no próprio animal.

6. Material ideal para baias de cavalos

Essa é uma dica extra para construir baias de cavalos ideais. Lembra que no começo do texto comentamos que o tipo de material não é um dos itens mais importantes para se construir baias de cavalos ideias?

A ideia permaneça a mesma, mas se você tem dúvidas na hora de escolher o material, o ideal é escolher alvenaria. Lembre-se que o importante é garantir o bem-estar do animal, por isso não se preocupe apenas com a aparência e beleza do espaço.

O piso também deve ser levado em consideração, pois ele também contribui para o conforto do animal. O criador tem a disposição diversas opções de pisos, piso de cimento coberto de serragem, a pisos sintéticos, como de borracha ou materiais de plástico.

É preferível optar por aquele piso que não retenha odores, e qualquer que seja a escolha é preciso limpar o local periodicamente. Afinal, o animal não merece viver num lugar sujo e com odores.

Cavalos são animais lindos, mas requerem cuidados especiais e gastos diários que muitos não tem condições de bancar. Por isso, antes de entrar na onda de criar cavalos, verifique se você está pronto para todas as eventualidades e todos os gastos que o animal pode acarretar ao longo da vida.

E, lembre-se: não deixe de seguir todos os detalhes aqui comentados, dessa forma, você dará aos seus cavalos tudo aquilo que eles precisas e merecem, deixando o animal muito mais satisfeito e feliz com sua vida.

5 erros comuns na construção de baias para cavalos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com