Javalis matam e devoram vacada em fazenda, vídeo!

PARTILHAR

As imagens são fortes e mostram apenas um dos ataques dessa praga que assola a pecuária e agricultura no país. Infelizmente o prejuízo é grande!

Ataques de javalis e javaporcos em plantações e rebanhos têm causado prejuízos a produtores rurais de todo o país. Infelizmente ainda tem pessoas que são contra a caça desta praga. As espécies são vorazes e agressivas. Andam em bandos e se reproduzem rapidamente. Uma fêmea é capaz de ter até 12 filhotes após uma gestação de cerca de 100 dias. Confira, Javalis matam e devoram vacada em fazenda, vídeo

Quando o assunto é javali, os produtores rurais já até arrepiam, já que essa praga tira o sono de quem produz alimentos nesse país. Uma praga que foi introduzida no Brasil, e que causa estragos e prejuízos por onde passa. Um grande risco para a fauna, flora, produção e saúde pública.

O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Para caçar o bicho, no entanto, é preciso experiência, muita experiência, pois o porco não tem medo do caçador e pode até atacar. Há histórias de sobra em que caçadores foram feridos pelo ataque dos javalis. Utilizar cães farejadores e de agarre é uma excelente estratégia. Confira abaixo!

As armas de fogo preferenciais são os fuzis calibre .308, que proporcionam tiros efetivos e com precisão. O armamento também inclui espingardas de calibre .12 e .20 e facões. Outra forma de abate é a “ceva”, armadilhas que atraem os javalis com comida e são capturados. Essa, geralmente é montada nas lavouras e são mais eficientes à noite, quando o javali se movimenta.

Espia só, onde encontraram um javali/javaporco. Esses animais mataram e devoraram vacada em uma fazenda. A “audácia” é tão grande que mesmo com a presença dos peões, eles não se intimidam e, só fogem após pressão do outro que esta filmando.

Javalis matam e devoram vacada em fazenda, vídeo

Javalis matam e devoram vacada em fazenda, vídeo. 🎥 Via grupo do WhatsApp, autor entrar em contato para os créditos.

Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Se você acha que a caça dos javalis é algo ruim, você não vive no campo ou, muito menos, se alimenta de algo que venha do campo. Esses animais são uma praga instalada no Brasil, que precisar ser erradicada do país. Precisamos de mais caça, precisamos de leis que protejam os caçadores que, assim como os do vídeo, tem a coragem de enfrentar esses javalis.

Quem pode caçar javalis?

São necessários alguns procedimentos antes de ir à caça do animal, como por exemplo, ter autorização do Ibama para isso.

O Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) é o sistema eletrônico de informação, disponível nos serviços online do Ibama, que o cidadão deve acessar para encaminhar documentos referentes ao manejo de javalis. Trata-se, portanto, de um sistema automatizado, interativo e simplificado de atendimento à distância e de informação, que visa melhorar o atendimento e a prestação de serviços junto aos interessados em geral.

Foto Divulgação.

Nota

O Compre Rural não defende a caça ilegal, sendo contra qualquer manifestação ou estímulo que possa levar ao abate de animais que não são permitidos por lei. O javali é uma praga para a produção agropecuária e destruidor das nascentes.

Além disso, a sua caça é permitida por lei. Para aquele que acredita que exista outra forma de controle desses, deixamos abaixo o e-mail para que possam enviar a matéria e colocaremos ela em pauta. Se forem mandar e-mail apenas para ameaçar o autor do conteúdo, solicitamos que não o faça, mas se mesmo assim quiser fazer, sinta-se a vontade!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.