Nova diretoria da Associação de Girolando toma posse

Um dos focos do trabalho será o melhoramento genético da raça, que é a segunda leiteira que mais vende sêmen no país.

Uma das maiores entidades do setor pecuário, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando será presidida, a partir de agora, pelo produtor rural e engenheiro agrônomo, Odilon de Rezende Barbosa Filho. A solenidade de posse ocorreu na noite de sexta-feira (14/02), em Uberaba/MG, e contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades políticas, lideranças rurais, produtores rurais e profissionais do setor.

Atuando há mais de 30 anos na pecuária leiteira e no mercado de genética bovina, Odilon disse estar otimista com o crescimento do setor e pretende intensificar os projetos focados no avanço genético da raça Girolando, por meio do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). “Estamos vivendo um período de retomada do crescimento da pecuária leiteira, que deve ser ainda mais robusto nos próximos anos, gerando mais empregos e elevando o consumo per capita de leite e derivados. Diante desse cenário, a responsabilidade da Associação de Girolando torna-se ainda maior, pois a raça é responsável por cerca de 80% do leite produzido no país. E será investindo em tecnologia, inovação na área de melhoramento genético e conforto animal que iremos vencer esse desafio. O comprometimento da associação com a classe dos produtores de leite é e será cada vez maior”, assegurou em seu discurso.

Atualmente, a Girolando conta com mais de 4 mil associados em todo o País e também vem atuando no exterior em parceria com associações de vários países da América Latina visando as exportações da genética da raça e de tecnologias. Em seu discurso para transferência do cargo, o ex-presidente, Luiz Carlos Rodrigues, destacou os avanços ocorridos nos últimos três anos de sua gestão que contribuíram para colocar a raça em lugar de destaque na pecuária nacional. “Mesmo com a crise econômica que assolou o Brasil nesse período conseguimos inovar e oferecer ao produtor rural novas ferramentas de seleção e maior acesso à genética de ponta.”, disse o ex-presidente.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a raça Girolando exemplifica o espírito inovador do pecuarista brasileiro. “Antes de inovação ser moda, antes de inovação disruptiva ser conhecida, a raça Girolando já representava tudo isso. A raça Girolando não estava na Arca de Noé. Ela surgiu do empreendedorismo do produtor brasileiro e da Ciência brasileira”, afirmou Martins.

Foto: Divulgação

Conheça a nova diretoria da Girolando conduzirá a entidade de 2020 a 2022

Além do presidente Odilon de Rezende Barbosa Filho, fazem parte Eugênio Deliberato Filho (Vice-presidente), Marcos Amaral Teixeira (1ºDiretor-administrativo), Márcio Luís Mendonça Alvim (2ºDiretor-administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor-Financeiro), Luiz Fernando Reis (2º Diretor-Financeiro), Domício José Gregório A. Silva (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Aurora Trefzger Cinato Real (Diretora de Fomento e Eventos).

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM