Novas linhagens da raça Brangus serão ofertados em leilão

Novas linhagens da raça Brangus serão ofertados em leilão

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Criadores brasileiros terão novas linhagens que impressionam pelo volume de carcaça, caracterização racial preservada e boa adaptabilidade às condições brasileiras

E a porta de acesso será a terceira edição do Leilão Virtual Brangus HP e Brangus do Sertão, que será realizada no dia 26 de setembro, às 14h (horário de Brasília), com transmissão do Canal do Boi. A novidade será a oferta de filhos de três touros americanos.

Em sondagem realizada pela Brangus HP em criatórios dos Estados Unidos, Big Town, Hollywood e Atlanta impressionaram pelo volume de carcaça, apresentando também caracterização racial totalmente preservada e boa adaptabilidade às condições brasileiras.

“Queríamos oferecer algo novo no leilão e vimos que estes três animais poderiam imprimir uma quantidade de carne muito grande na progênie, que apresenta boa profundidade de costelas e posterior bastante evidente”, descreve Henrique de Almeida Pires Lancsarics, a quarta geração de pecuaristas na Agrícola Anamélia Brangus HP e filho de Tita e Ladislau Lancsarics

Segunda e quarta geracao de pecuaristas da familia Henrique Lancsarics Herculano Carlos de Almeida e Andre Altenfelder / Foto: Divulgação

Os touros com as linhagens de Big Town, Hollywood e Atlanta são interessantes para quem deseja o refrescamento de sangue do plantel ou aumentar o rendimento de carcaça e a precocidade do gado de corte ao abate.

A propriedade é uma das poucas fazendas do Brasil com disponibilidade de animais em idade de reprodução destas três opções sanguíneas. No total, o 3º Leilão Brangus HP e Brangus do Sertão ofertará 130 touros prontos para estação de monta e seguem com exame andrológico positivo.

Além dos reprodutores, também estará à disposição dos compradores algumas doadoras que deram origem a muitos dos touros oferecidos no próprio leilão da Brangus HP e fêmeas 3/8 prenhes de touros Brangus para os pecuaristas interessados em ingressar na criação da raça.

Foi exatamente desta forma que a copromotora do remate, a Brangus do Sertão, passou de usuária a selecionadora de touros Brangus, hoje um produto de valor agregado no mercado e altamente cobiçado na pecuária brasileira.

Foto: Divulgação

Avaliações genética, genômica e de carcaça

Um grande diferencial da genética vista na Agrícola Anamélia Brangus HP é o grande volume de tecnologia que ela reúne. Atendendo à demanda dos pecuaristas, por exemplo, os lotes ofertados no leilão seguem com o certificado GeneStar Black.

A tecnologia genômica do Clarifide confirma se os animais são pretos homozigotos ou heterozigotos, uma informação de suma importância para a tomada de decisão dos pecuaristas no cruzamento industrial. Além disso, a propriedade participa do programa de melhoramento genético da Associação de Brangus Argentina.

O ERBra, como é chamado, já avaliou mais de 600 mil animais, gerando dados objetivos de facilidade de parto, fertilidade, ganho em peso, conformação, precocidade e musculatura.

Outro projeto pioneiro realizado pela fazenda do interior paulista é a avaliação de carcaça por ultrassonografia, trabalho conduzido em parceria com a DGT Brasil.

A Brangus HP comercializou 500 touros com avaliação de carcaça nos últimos três anos. “Medir para controlar, controlar para melhorar”, esse é slogan da Brangus HP atualmente. Mas, não só os números importam, preservar o fenótipo do animal com vistas à adaptabilidade e o volume de carcaça também são prioridade.

Deste trabalho nasceu Spartacus, reprodutor Brangus cultuado dentro e fora do Brasil. Aos 13 anos de idade e ainda produzindo, ele é recordista nacional com mais de 3.000 filhos avaliados em programas de melhoramento genético e 150 mil doses de sêmen comercializadas.

O animal é considerado uma “fábrica de campeões” do pasto à pista. Em feito mais recente, Verus, um de seus filhos, é o Supremo Grande Campeão da Exposição Nacional da Raça Brangus de 2019.

Resultados que chamaram a atenção das principais centrais de inseminação artificial do País. Nove touros da Brangus HP estão em coleta na Alta Genetics, Semex Brasil e Renascer Biotecnologia.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.