ONG pró-produção sustentável cresce no Brasil

ONG pró-produção sustentável cresce no Brasil

PARTILHAR
Produzindo Certo amplia contribuição para produção sustentável de alimentos na Amazônia e Cerrado
Foto: Divulgação

Produzindo Certo amplia contribuição para produção sustentável de alimentos na Amazônia e Cerrado; são mais de 5 milhões de hectares monitorados

O compromisso de aumentar a produção de alimentos de forma sustentável nos biomas da Amazônia e Cerrado, com respeito aos valores do campo e do produtor rural, leva a instituição não governamental Aliança da Terra a dar um passo decisivo para fazer ainda mais diferença.

Está nascendo a Produzindo Certo, empresa com os mesmos valores e missão da Aliança da Terra, porém com mais possibilidades de ampliar sua presença e contribuir para a produção sustentável.

Em 16 anos de história, a organização já assessorou cerca de 1.500 propriedades rurais espalhadas por 14 estados brasileiros, além de atividades no Paraguai, Colômbia e México. No Brasil, são mais de 5 milhões de hectares monitorados, incluindo análise da situação socioambiental das fazendas, identificação das ações necessárias para que elas possam se adequar aos parâmetros legais e de mercado nessas áreas e assistência técnica na execução das medidas sugeridas.

“Durante mais de uma década e meia conseguimos fazer muito. Fizemos parcerias importantes com instituições internacionais interessadas em aportar recursos para projetos socioambientais no Brasil. Os recursos escassearam, mas não o nosso desejo de contribuir para fortalecer os valores socioambientais no campo”, assinala a CEO Aline Maldonado Locks.

“Estamos muito motivados a fazer mais em prol da produção responsável, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Como organização não-governamental fomos até o nosso limite. Como empresa, expandem-se as possibilidades de firmar parcerias, desenvolver projetos e aproximar os diversos agentes interessados em contribuir para esse processo”, explica o diretor de Operações Charton Jahn Locks.

O ponto central do trabalho da Produzindo Certo é o fortalecimento das cadeias produtivas, com a correta gestão dos recursos naturais e o respeito aos interesses da sociedade. Nesse sentido, a empresa ajuda na transformação das cadeias, aproximando empresas e produtores com os mesmos objetivos e, sobretudo, qualificando a produção responsável. Com isso, contribui para abrir mercados a produtores em um cenário cada vez mais exigente por parte dos compradores. Tudo isso com transparência dos indicadores socioambientais, com geração de valor para os produtores, empresas e consumidores.

O momento é propício para esse avanço da Produzindo Certo por vários motivos. Um deles é o crescente interesse das empresas ligados à cadeia da alimentação pela verificação de origem das matérias-primas utilizadas em seus produtos e rastreabilidade completa da cadeia produtiva.

Unilever e GPA são dois exemplos de corporações parceiras da Produzindo Certo que investem para acompanhar todas as etapas da produção e, assim, atender às solicitações cada vez intensas dos consumidores. A metodologia Produzindo Certo ajudou a identificar fornecedores adequados de soja para a Unilever, que buscava parceiros para produzir em conformidade com padrões internacionais de respeito ao meio ambiente e aos trabalhadores rurais. Em cinco anos, o projeto já envolveu 1 milhão de toneladas e preservou 144 mil hectares.

A parceria com o GPA objetiva a qualificação dos pecuaristas participantes do projeto da raça bovina Rubia Galega, cuja carne é fornecida com exclusividade para o grupo.

“Importante destacar que na ponta das várias cadeias estão os produtores rurais, muitas vezes abandonados, sem informações e com dificuldades de acompanhar as constantes mudanças e exigências legais. Nosso papel é estar ao seu lado, ajudando-os a se adequar e a produzir com responsabilidade social e ambiental”, ressalta Charton Locks.

A Produzindo Certo é composta por profissionais que nasceram no campo e conhecem a realidade da produção. Assim, ao longo de sua trajetória, conquistou o respeito dos produtores rurais. “Este é um dos nossos mais importantes diferenciais. Os produtores nos têm como parceiros. Eles sabem que conhecemos sua visão do negócio. Não estamos aqui para impor, mas para trabalhar em conjunto, inclusive traduzindo para uma linguagem que eles entendam. Os benefícios são de todos”, diz Aline Locks.

A produção sustentável de alimentos é uma demanda crescente da sociedade. A origem e a preocupação socioambiental são princípios desse processo, que precisa ser transparente e ético. A Produzindo Certo atua em aproximadamente 1% da área dos biomas da Amazônia e Cerrado, mas sua presença faz diferença. Entre outros resultados concretos, a empresa participa da regeneração de 55 mil hectares de áreas degradadas e apoia a produção de 12 milhões de toneladas de grãos e 94,5 mil toneladas de carne por ano. Além disso, pesquisa da UFMG mostra redução de 30% na incidência de incêndios para desmatamento em áreas do Cerrado de atuação da Produzindo Certo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.