Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Pecuarista americano agoniza com crise e “cartel”

Senadores afirmam que as gigantes da industria usam sua grande participação de mercado para reduzir os preços pagos pela arroba do boi gordo

Segundo informações de jornal norte-americano o Senado terá que agir para evitar a falta de carne no mercado no país. Em uma opinião publicada segunda-feira no USA Today , o senador de Montana John Tester e o senador de Iowa Chuck Grassley afirmam que os pecuaristas americanos enfrentam “uma grave crise, e isso pode prejudicar todas os consumidores que compram carne no supermercado“.

A ameaça, segundo os senadores, vem do fato de a indústria de processamento de carne bovina “ter se consolidado perigosamente“, pois apenas quatro empresas controlam mais de 80% do processamento de carne bovina.

Em maio, os senadores aprovaram uma legislação, conhecida como regra 50/14, que exigiria que “frigoríficos em grande escala aumentassem a proporção de transações negociáveis ​​em dinheiro, ou ‘spot’, para 50% de suas compras totais de gado”.

Essa proposta, que abrange frigoríficos que abatem mais de 125.000 cabeças de gado a cada ano, tem o objetivo de “melhorar os preços pagos ao produtor… e aumentar a transparência para os pecuaristas”.

Foto: Divulgação

Em sua opinião no USA Today, os senadores escreveram: “Esses gigantes corporativos usam sua grande participação de mercado para reduzir os preços pela arroba do gado e, em seguida, usam esses preços para comprar o gado gordo dos pecuaristas menores, enquanto aumentam os preços da carne no supermercado”.

Embora aceitável, as grandes industrias detêm considerável alavancagem de mercado em relação aos confinadores, mas elas – como sugerem os senadores – não estabelecem “preços de carne” em supermercados. Os distribuidores vendem a carne para os varejistas em transações negociadas diariamente, informadas pelo USDA como preços de corte de carne bovina.

Os senadores, no entanto, observaram que a pandemia “levou o setor a um ponto de crise”, exigindo que o governo federal “agisse rapidamente para estabilizar o mercado”.

Foto: Joann Vitali

Se isso não acontecer, Tester e Grassley alertaram que os pequenos pecuaristas e confinadores “serão extintos” e a situação pode piorar ainda mais. “Preços mais altos no supermercado, destruição econômica na zona rural dos EUA e um suprimento vertical de alimentos ainda mais facilmente prejudicada por um único acidente ou desastre. ”

Os senadores finalizam que a proposta não resolve todo o problema, “mas ajudará a ajudar a fornecer o alívio tão necessário para as pessoas que estão sendo pressionadas pelos mercados desequilibrados e pela ganância corporativa”.

Com informações de Greg Henderson do Drovers.com

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM