Tempestade pode atingir 300 mm, confira onde e quando!

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O segundo final de semana do ano será marcado por chuvas em todas as Regiões do Brasil; o sol aparece apenas em algumas microregiões; Confira!

As áreas de instabilidade da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)  espalham muitas nuvens e chuva sobre a maioria das áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Um corredor de umidade é responsável por uma grande quantidade de chuva em uma faixa que vai do Sudeste até o Norte do Brasil. Segundo a previsão do tempo, muito água já caiu mas ainda há mais precipitações para acontecerem. Nos próximos sete dias, o volume de águas pode passar dos 300 mm em áreas do Sudeste.

Uma frente fria está semi estacionária na costa do Sudeste, entre Rio De Janeiro e Espírito Santo. As nuvens carregadas da da Zona de Convergência Intertropical atuam na costa entre o Maranhão  e o Amapá. O ar seco e quente volta a ganhar força sobre o Rio Grande do Sul.

Na região Norte os problemas ocasionados pela cheia do rio Tocantins continuam, com a invasão da água em áreas do Pará e do Maranhão. O cenário de novas chuvas contribuem para o agravamento dessa situação.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul segue com o tempo firme, com previsão de elevação das temperaturas no oeste do estado. O calor deve se manter até a próxima semana, segundo a meteorologia.

Sábado (8)

Sul 

Novas áreas de instabilidades vindas do interior da região espalham chuvas do oeste do Rio Grande do Sul ao oeste do Paraná, com risco de trovoadas. A chuva vem com raios e rajadas de vento e não se descartam temporais isolados.

Chove também entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, mas são chuvas passageiras intercaladas com períodos de melhoria. Tempo aberto nas demais áreas.

Sudeste

Uma frente fria estacionária sobre a costa do Espírito Santo, mantém o corredor de umidade com muitas nuvens carregadas, chuva frequente e altíssimos volumes neste sábado por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo. A chuva cai sobre um solo fragilizado e encharcado, dentro de uma área de relevo acidentado, por isso é iminente o risco de alagamentos e inundações.

No litoral de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais o tempo fica fechado e com chuva frequente. Nas outras áreas, o sol aparece e ocorrem pancadas com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Centro-Oeste

Dia de chuva e tempo fechado em Mato Grosso e Goiás. A atuação de uma ZCAS vai manter o tempo instável, com condição para temporais e chuva volumosa, que pode ocasionar transtornos nos dois estado. Em Mato Grosso do Sul também chove, mas com menor intensidade e intercalando com períodos de sol.

Nordeste

Instabilidades se intensificam pelo sul e oeste da Bahia ao longo do dia e voltam as condições para temporais. O sol aparece e chove em forma de pancadas isoladas no restante da Bahia , também no Maranhão e Piauí. O tempo fica firme e ensolarado entre o interior da Paraíba e de Pernambuco. Nas outras áreas e no litoral, predomínio de sol e chuva passageira, sem raios.

Norte

Estão previstos temporais e chuva volumosa no sul do Pará e no Tocantins. Nas áreas do sul, leste e norte do AM o dia será marcado por céu encoberto e pancadas a qualquer hora, além de acumulados elevados. É somente no oeste do Acre que o tempo fica firme.

Domingo (9)

Sul 

No domingo o tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, mas tem condição para pancadas de chuva isoladas no noroeste do estado. Nas áreas centrais de Santa Catarina o tempo também fica firme e aberto, mas no leste e oeste catarinense, chove fraco. No Paraná a chuva é mais expressiva, principalmente no oeste, onde os volumes são mais elevados e o risco para temporais é maior devido a presença de áreas de baixa pressão atmosférica.

Sudeste

A presença da frente fria no litoral e do corredor de umidade ainda deixa o tempo instável em todas as áreas do Sudeste. Na serra e norte do Rio de Janeiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Grande Belo Horizonte, e no Espírito Santo o céu fica encoberto e a chuva é mais expressiva.

Chove também de forma volumosa no norte mineiro, onde as pancadas podem ocorrer de forma persistente e causar transtornos. No interior de São Paulo, o sol volta a aparecer, e as pancadas ocorrem durante a tarde.

Centro-Oeste

Tempo instável no Centro-Oeste. A ZCAS continua atuando e mantém a condição de chuva forte e volumosa entre o nordeste de Mato Grosso e o centro-norte de Goiás. Em Mato Grosso, a chuva também ocorre com grande intensidade, principalmente na metade sul do estado por causa da presença de um sistema de baixa pressão atmosférica. Nas demais áreas de MT e GO as pancadas intercalam com períodos de melhoria.

tempo chuva temporal
Foto: Pixabay

Nordeste

A chuva ocorre de forma expressiva, principalmente no Maranhão, sul do Piauí e também no sul da Bahia. Entre o norte baiano e o centro e sul do Ceará, o tempo fica firme e aberto.

Norte

Mais um dia de tempo instável na região . A chuva acontece com maior intensidade no centro e sul do Pará. No Amazonas a nebulosidade ainda vai predominar sobre áreas centrais do estado. No centro e norte de Roraima o tempo fica firme ao longo do dia.

Alerta especial: PERIGO – chuva forte e volumosa, com potencial para alagamento, no norte do RJ, Grande Vitória e centro-sul do ES,  região da Grande Belo Horizonte e Vale do Rio Doce

Alerta para temporais: divisa de MG com SP, interior dod RJ, região dos Lagos (RJ), Sul, oeste, noroeste e leste de MG, Vale do Paraíba e Mantiqueira (SP), RJ,  ES, exceto norte do estado, GO, DF, centro, norte e leste de MT, TO, sul e centro-leste do AM, incluindo Manaus, PA, oeste da BA, PA

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento: sul, leste e norte de de SP, incluindo o Grande SP, Vale do Jequitinhonha, BA (exceto oeste), MA (exceto extremo sul e norte do estado, PI (exceto sul e norte do estado), AP, leste do AC, centro-oeste e norte do AM, centro-sul de RO, sul de GO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com