Vídeo: Aula sobre manejo e controle de javali, confira!

Vídeo: Aula sobre manejo e controle de javali, confira!

PARTILHAR
problema dos javalis e javaporcos
Foto: Divulgação

Os Javalis, praga instalada no Brasil, vem tendo o seu controle realizado por caçadores autorizados; Confira nessa aula tudo sobre o manejo de controle!

A população de javalis, animais que já foram a aposta de criadores no passado, cresce sem controle pelo estado e ameaça à saúde, as lavouras e até o meio ambiente.

O javali é um animal exótico e não pertence à fauna brasileira. Ele foi trazido da Europa para o Brasil para a produção de carne. Porém, alguns animais escaparam do cativeiro e passaram a cruzar com os porcos domésticos. Isso deu origem a um animal híbrido, o “javaporco”, que é bem maior e se procria rapidamente.

O resultado foi um descontrole ambiental que virou uma ameaça para a agricultura e o meio ambiente. Eles comem praticamente de tudo e gostam de lugares onde tenha água e lama.

Estragos

Fotos aéreas tiradas há quatro anos mostram os estragos provocados pelos javalis em uma propriedade em Tibagi, na região dos Campos Gerais do estado.

“Ele vai desde o início, da semeadura do milho, da cultura, até a colheita fazendo o dano, diminuindo a produtividade, a lucratividade e deixando prejuízo para a lavoura”, explicou Guilherme Frederico de Geus, produtor rural.

Geus garante também que o animal foi uma ameaça à fauna nativa da região.

“Ele ataca animais silvestres. Então, ao longo desses anos a gente viu que o javali diminuiu muito animais como o veado, o cateto, queixada, tatu. Então, além do dano econômico que essa praga traz aqui para região, ela trouxe o dano ambiental”, comentou.

Diante de tudo que foi exposto, de forma resumida, vamos acompanhar uma explicação de quem é especialista no assunto, um grande defensor da causa e um excelente caçador, ele é o Rafael Salerno, Engenheiro Agrônomo e Coordenador da Rede Aqui tem Javali.

Aula de Manejo de Controle de Javalis:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.