Vídeo: Conheça as campeãs do concurso leiteiro, veja!

Vídeo: Conheça as campeãs do concurso leiteiro, veja!

PARTILHAR
Janaína e Mateus, da granja Bazzotti, estreiam na feira e apostaram no desempenho da vaca Vétia

Um novo “recorde” foi batido pelo produtor estreante que venceu nas duas categorias do concurso leiteiro da raça holandesa; Confira que capricho!

O Concurso Leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) na Expointer Digital 2020, ocorrido nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, elegeu como vencedores nas categorias Vaca Adulta e Vaca Jovem, animais de um mesmo produtor.

As duas vacas holandesas campeãs do concurso leiteiro da Expointer 2020 digital são da Granja Bazzotti, do município de Ponte Preta, no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que o proprietário participa do concurso e leva o prêmio de melhor criador nas duas categorias: vaca jovem, com quase 76 quilos de leite e adulta, com quase 77 quilos.

O evento culminou com o já tradicional banho nos ganhadores, mas que desta vez no lugar do leite teve confete. Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a decisão foi uma surpresa para os participantes e ocorreu devido ao protocolo sanitário elaborado para o evento deste ano.

“É uma grande vitória. A gente trabalhou muito para vir até aqui e vai continuar batalhando para continuar produzindo muito bem, se Deus quiser, em uma próxima oportunidade, ganhar de novo”, disse o criador Mateus Bazotti.

O concurso é promovido pela Gadolando e realiza cinco ordenhas, com intervalo de oito horas entre cada uma. Os animais que participam do concurso não podem ser estimulados de nenhuma forma e só fazem ingestão voluntária de feno e ração durante as 24 horas do torneio.

“Mesmo nessas dificuldades com a pandemia, o nosso criador veio para cá e trouxe coisas com qualidade, alta conformação, altas produções, produções verdadeiras, através de ingestão oral voluntária. Está aqui um estreante , trazendo um material genético de primeira ponta, fazendo aí 77, 76 quilos, vaca adulta, vaca jovem. Isso são números muito expressivos considerando a naturalidade com que essa produção foi realizada. estamos muito felizes e agraciados e damos os parabéns ao nosso produtor”, disse o presidente da Gadolando, Marcos Tang.

Foto: Nestor Tipa Júnior / Divulgação

A vaca campeã Adulta do box 326, com o nome Santa Clara Bazzotti 352 Garrett,  produziu 76,70 quilos de leite durante as cinco coletas acompanhadas nas ordenhas da competição.

Já a vaca campeã Jovem, com 75,85 quilos de leite, foi a do box 314, nomeada Santa Clara Bazzotti 491 Josuper. Mateus se emocionou com a conquista.

“É uma vitória muito importante porque trabalhamos para chegar até aqui. Nada é em vão, foi bastante sofrido mas a vitória veio graças a Deus”, declarou.

Janaína Bazzotti, também proprietária da Granja Bazzotti, salientou que as vacas foram muito bem cuidadas. “Há muitos anos que a família vem trabalhando com melhoramento genético, com reprodução, e ver que um animal que nasceu na nossa propriedade agora é campeão, é muito bom&39;, destacou.

Vídeo: Produção – Luiza Prado/Jornal do Comércio

A grande Campeã da Raça Holandesa

A pista do gado leiteiro na Expointer Digital 2020 foi conquistada pela vaca batizada de São Neumann High Octane Mocambique TE, do expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS). A exemplar foi escolhida como Grande Campeã no julgamento da raça holandesa realizado nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No total, 57 exemplares participaram do julgamento.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com