CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Creep Feeding, bezerros chegam aos 300kg na desmama
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
Modelo estruturado  - 3rlab.com.br
Modelo estruturado - 3rlab.com.br

Creep Feeding, bezerros chegam aos 300kg na desmama

A necessidade de produzir novilhos precoces e/ou superprecoces e de aumentar a taxa de desfrute dos rebanhos aumenta a importância de se produzir animais com elevado peso à desmama, onde a taxa de desmame e o kg de bezerro desmamado/vaca/ano reflete na eficiência da produção da propriedade. A necessidade nutricional do bezerro em Mcal de Energia Digestível/dia passa a não ser totalmente suprida pelo leite materno a partir do segundo mês de vida, tendo assim a necessidade de ingestão de outra fonte de energia. Com isso, a suplementação para bezerros se torna uma alternativa para suprir tais necessidades, como a suplementação via sistema Creep Feeding.

O que é o Creep Feeding

O Creep Feeding, nada mais é do que a utilização de um cocho privativo, dentro de um cercado, ao qual somente o bezerro (ainda mamando) tem acesso a suplementação balanceada, sendo que pode ser oferecido sal mineral em conjunto. Geralmente esses cochos privativos ficam próximos aos das mães, como mostra a imagem abaixo.

Modelo de cocho para Vacada e Creep Feeding ao lado para Bezerros - AGROZOLLER

Quantidade de alimento

Recomenda-se fornecer diariamente de 0,5 a 1,0 % do peso vivo do bezerro em concentrado. A média do consumo durante o período será de 0,6 a 1,2 Kg de ração/animal/dia. Os valores nutricionais recomendados são de 75 a 80% de NDT e de 18 a 20% de proteína bruta. Uma composição simples poderá ser conseguida com as seguintes quantidades de ingredientes: 78 % de milho; 20% de farelo de soja; 2% de calcário calcítico; 1% de mistura mineral.

Essa suplementação pré desmama é funcional, pois ela estimula o desenvolvimento do rúmen, incentivando o bezerro a procurar alimentos que não seja o leite, obtendo um maior valor de nutrientes, resultando em animais expressando todo o seu potencial genético e consequentemente mais uniforme. É recomendado que os suplementos no creep sejam fornecidos desde os 10 dias de vida dos bezerros para que os mesmos comecem a se adaptar, embora o consumo do suplemento seja muito pequeno nos primeiros 30 dias. Após o período de adaptação, os bezerros passarão a consumir de maneira constante.

Entre os efeitos positivos trazidos pela adoção do Creep Feeding incluem-se:

  • Maior peso ao desmame por suprir as exigências no período de crescimento dos bezerros;
  • Possibilidade de retorno ao cio mais rápido;
  • Aumentar a taxa de ganho de peso dos bezerros (as) reduzindo a idade ao abate ou a idade da primeira prenhes;
  • Tornar os bezerros menos dependentes das vacas;
  • Bezerros que fizeram uso se adaptam mais facilmente à programas de confinamento;
  • Padronização dos lotes dos bezerros;
  • Diminuição do stress após a desmama;
  • Possível produção do novilho precoce e super precoce;
  • Melhoria na condição corporal das vacas pela diminuição do aleitamento;
  • Aumento da fertilidade e melhoria das características reprodutivas.

Além disso, com a suplementação via Creep Feeding o bezerro se torna menos dependente da mãe em nível de exigências nutricionais, assim realizando menos mamadas, aliviando a mãe, e possibilitando os efeitos positivos citados acima.

Diversos autores relatam o efeito da suplementação via Creep Feeding sobre o peso ao desmame conforme tabela abaixo:

efeitos do creep feeding em diferentes racas




Instalações

A estrutura do creep feeding deve ser feita de forma que somente o bezerro consiga ter acesso aos coxos. É um sistema que visa à suplementação da cria sem que ela fique separada da mãe. É interessante que no início do tratamento, as vacas terem acesso ao coxo no creep feeding ou fiquem em áreas próximas, a fim de ensinar os bezerros a comerem os suplementos. Neste caso o creep feeding deve ficar aberto somente até que os bezerros comecem a comer o suplemento, posteriormente o creep feeding deve ser fechado e ser acessível somente para os bezerros.

Sistema Creep Confinatto - Fazenda 3R

Sistema Creep Confinatto – Fazenda 3R

O dimensionamento do creep deve ser efetuado de acordo com o número de bezerros, respeitando a área de 1,5m² por animal, distando ao menos 2 metros da cerca, permitindo assim a melhor circulação dos animais. Além de ter acessos à entrada de bezerros, em geral com 0,40 metro de largura x 1,20 metros de altura, com esteios fincados bem firmes, para não machucar o animal.

Alguns fatores que afetam as respostas ao creep feeding, são:

  • A quantidade e a qualidade do pasto;
  • A produção de leite das mães;
  • O potencial genético, sexo e idade dos bezerros;
  • O consumo e a qualidade do suplemento;

O uso de creep feeding pode ser uma boa opção para o desmame e abate precoce de bezerros (tabela 2), além de possibilitar as fêmeas um retorno ao cio mais rápido e com melhores condições corporais, devido a diminuição do consumo de leite dos bezerros. Além de beneficiar os bezerros cujas as mães produzem pouco leite.

efeitos na desmama dos bezerros

Tabela 2 Efeito do creep-feeding no desempenho de bezerros.

Existem situações em que o uso do creep se torna inviável, como no caso de bezerros filhos de mães com excelente produção de leite, além do preço dos materiais utilizados, disponibilidade e preço dos insumos à serem utilizados, levando sempre em conta a relação custo beneficio. Tendo sempre em mente que o bom desempenho animal não vai depender apenas do consumo do suplemento no creep, outros fatores devem ser levados em conta, como a genética do animal, a qualidade da água, a qualidade das pastagens, a sanidade e o manejo eficiente.

Adaptado de vários sites.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...