Alerta para geada no fim de semana, confira abaixo!

PARTILHAR

No amanhecer de domingo (18), as condições meteorológicas serão favoráveis à formação de geada, alerta a meteorologia. Veja onde será!

A partir da noite de sábado (17), uma nova massa de ar frio (de origem polar) começará a atuar sobre a Região Sul. Ao longo do domingo (18) o ar frio deverá avançar por partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste (São Paulo) e sudoeste da Amazônia Legal, originando um novo episódio de Friagem. Por esta razão, as temperaturas deverão sofrer declínio ao longo dos próximos dias.

De acordo com boletim emitido hoje (15) pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), na segunda-feira (19) a massa de ar frio deverá atingir o restante das regiões Centro-Oeste e Sudeste e os efeitos poderão ser sentidos, de forma atenuada, inclusive na região sul e oeste de Rondônia, sudoeste do Amazonas e no estado do Acre.

Nos dias 19 e 20 (segunda e terça-feira), há previsão de temperaturas negativas ao amanhecer nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná. Ainda entre a madrugada de segunda e a manhã de terça-feira, não se descarta a ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense.

Geada

No amanhecer de domingo (18), as condições meteorológicas serão favoráveis à formação de geada em todo o centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Entre os dias 19 e 20/07, as condições atmosféricas serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul, podendo se estender pelo sul do Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná.

No dia 20 (terça-feira), ainda há previsão para a formação de geada e os prognósticos de tempo indicam possibilidade para ocorrer na região sul de Minas e no estado de São Paulo. 

Sábado, 17

Sul

Uma nova frente fria que avança pelo Sul do Brasil vai deixar o tempo instável no leste de Santa Catarina, leste e extremo norte do Paraná, nestas áreas a chuva pode vir a qualquer hora. Nas demais áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o sol aparece com variação de nuvens e não chove, mas as temperaturas ficam baixas. No Rio Grande do Sul, a menor do dia deve ser registrada durante a noite.

Sudeste

A aproximação de uma frente fria provoca chuva isolada no oeste e sul de São Paulo neste sábado. No litoral paulista o céu fica nublado, mas não chove. Temperaturas em declínio. Tempo firme nas demais áreas.

Centro-Oeste 

O sábado vai ser marcado por variação de nuvens no estado de Mato Grosso do Sul, mas não chove. O sol predomina e o tempo segue firme nas demais áreas e a umidade relativa do ar continua baixa nas horas mais quentes do dia.

Nordeste 

O sábado vai ser marcado por tempo instável no litoral do Maranhão, Ceara e desde o litoral da Paraíba até o litoral norte de AL. Nas demais áreas da costa leste do Nordeste há condições para chuva rápida. Por todo o interior o tempo segue firme.

Norte 

O sábado vai ser marcado por tempo instável no Amapá. Entre Amazonas, Pará, Acre e Rondônia as pancadas se concentram entre a tarde e à noite, a chuva volta a atingir Porto Velho depois de quase 30 dias sem precipitação. Nas demais áreas e no estado do Tocantins o tempo segue firme.

Domingo, 18 

Sul 

As instabilidades já se afastam por completo e o tempo seco predomina devido ao avanço de uma massa de ar seco e rio, ou seja, a temperatura despenca. Chances de geadas amplas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ainda não alcança o Paraná.

Sudeste 

O céu fica nublado em SP, mas chove somente em Santos e no litoral norte. A frente fria leva chuva também para o estado do Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais. Demais áreas permanecem sem chuva. Temperaturas em declínio.

Centro-Oeste 

O domingo será marcado ainda por variação de nuvens no Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, mas não há previsão de chuva. Nas demais áreas do Centro-Oeste, sol e tempo firme.

Nordeste 

Sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer momento entre o litoral de PE e RN neste domingo. Há previsão de chuva no norte do MA e PI, e demais áreas costeiras do NE. O interior segue com tempo seco.

Norte 

As temperaturas caem entre o AC e RO, devido a chegada de uma frente fria. Pancadas de chuva com trovoadas acontecem por boa parte da Região, com exceção o sul de RO e no TO, onde o tempo firme predomina.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com