PARTILHAR

Quem são? Onde vivem? O que pensam? O que comem? Quer saber como essas fazendas conseguiram conquistar uma pecuária rentável em um segmento altamente desafiador?

Antonio Chaker Neto – Fazendo esta analogia bem humorada a uma chamada usada pelo programa de tv apresentador por Sérgio Chapelin, gostaríamos de lhe chamar a atenção para um termo que usamos muito mas nem sempre as pessoas tem certeza de sua origem, AS FAZENDAS TOP RENTÁVEIS.

Anualmente o Instituto Inttegra realiza um estudo de benchmarking com o intuito de identificar e referenciar indicadores produtivos e financeiros, e com isso permitir que o pecuarista implante melhores técnicas de gestão em sua propriedade, alcançando assim uma pecuária rentável.

A cada relatório divulgado são destacados os indicadores das fazendas que conseguiram se manter entre os 30 % mais rentáveis, baseado no resultado por ha de área produtiva por ano. Esses produtores são denominados como Top rentáveis.

Quer saber como essas fazendas conseguiram conquistar uma pecuária rentável em um segmento altamente desafiador? Nos acompanhe nessa leitura!

Foto Divulgação

O que são os Top rentáveis?

Como falamos no início, o Instituto Inttegra realiza anualmente um estudo denominado Benchmarking Inttegra. Os melhores resultados de fazendas levantados por meio do Benchmarking Inttegra, são apresentados oficialmente no encontro anual do Instituto Inttegra, além de ter seus processos mapeados.

Os Top rentáveis são produtores que apresentam um desempenho rentável de pecuária superior à média, conquistando o melhor uso dos recursos nos processo produtivo.

milho com chuva
Foto: Divulgação

Quais os segredos dos Top rentáveis?

Os Top rentáveis conseguiram esse “título” seguindo passos importantes de boa gestão pecuária. Vamos agora falar de algumas das habilidades comuns entre os Top rentáveis e que são necessárias para quem deseja se enquadrar nessa categoria.

Foto: Divulgação

Foco na margem dos negócios

Muitos produtores acabam se perdendo nesse ponto, e é essencial manter o foco na margem, pois a busca por produtividade pode fazer com que a margem seja prejudicada com grande facilidade.

Para isso, é importante ter planejamento, equilíbrio, ter uma margem boa e controla-la, evitando que ela seja consumida rapidamente.

Liderança na fazenda

Outra característica unanime entre os top rentáveis é a liderança executada de forma ativa pelos produtores.

A equipe irá refletir o estilo de gestão do líder, por isso é importante adotar uma postura de busca por conhecimento, por novas práticas e técnicas, aprender com quem está lucrando e buscar alternativas diferentes para resolver o mesmo problema de forma mais rápida, assertiva e barata.

Sua equipe tende a seguir seus passos, e a maneira como você conduzirá o negócio será determinante sobre a forma de atuação de cada um, em suas funções.

Foto Divulgação.

Habilidade de operar muito bem as pastagens

Os produtores que possuem essa habilidade naturalmente conseguirão se destacar e obter maior produtividade, isso porque o pecuarista analisa e discute mais sobre o próprio pasto em si, do que sobre outros tópicos como suplementação, entre outros.

Esses produtores atuam com planejamento e exploram ao máximo o potencial dos pastos a sua disposição, visto que essa é uma opção bem mais viável em questão de custos.

Foto: Veredas Agronegócio

Processo de aprendizado constate

E, sem dúvidas, o maior segredo dos top rentáveis é o processo de aprendizado constate. Isso quer dizer que o produtor está em constate busca por conhecimento, tanto de novas técnicas quanto a respeito do seu próprio processo produtivo.

Os top rentáveis possuem um perfil aberto a mudanças e a atualizações, com isso estão mais atentos ao seu processo produtivo e conseguem corrigir de forma assertiva detalhes que precisam ser ajustados, além de investirem constantemente em planejamento e na melhoria de seus processos operacionais.

Produtores com esse perfil possuem um senso crítico para avaliar cada desafio ou proposta relacionados ao seu negócio, reconhecendo que existem outras possibilidades de executar os mesmos processos, porém de uma forma mais otimizada e eficiente, ou seja melhor.

ANTONIO CHAKER NETO
Zootecnista e mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá, PR. Consultor sênior e coordenador do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias. Autor do livro “Como ganhar dinheiro na pecuária. Os segredos da gestão descomplicada”.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.