13 de Maio: Dia do Zootecnista

13 de Maio: Dia do Zootecnista

PARTILHAR
andressa barros zootecnista em campo grande mato grosso do sul
Foto: Andressa Barros Rezende

Dia Nacional do Zootecnista foi sancionado em 2018, reconhecendo o valor e mérito do profissional que tem papel importante no agronegócio

A escolha do dia 13 de maio como data de comemoração faz menção ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, realizado em 1966, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. O Dia do Zootecnista é importante para o reconhecimento institucional e republicano do valor e mérito do profissional mais qualificado para promover a criação animal em todos os seus aspectos e ramos da atividade produtiva ou de conservação fazendo com que a pecuária nacional seja competitiva e eficiente

O zootecnista contribui para o avanço do setor agropecuário na produção animal e está presente na criação, manejo e melhoria genética dos rebanhos brasileiros. Com dedicação, pesquisas e uso de novas tecnologias, o profissional torna possível o aumento da produtividade, garantindo o bem-estar animal e a sustentabilidade no campo.

Dados revelados pelo Scimago Journal & Country Rank revelaram que o Brasil está em segundo lugar na lista de países que mais produzem artigos científicos na área da Zootecnia. De 1996 a 2017, foram publicados mais de 40.300 artigos apenas nas áreas de produção animal e zoologia no país.

O que faz um profissional de Zootecnia?

A Zootecnia abrange um conjunto de atividades e habilidades para desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais úteis ao homem. No aspecto socioeconômico e para o desenvolvimento do agronegócio, ela tem uma grande importância, já que trabalha com fatores administrativos e econômicos da produção. O profissional da área é responsável pela produção animal, ou seja, ele trabalha com tudo que envolve o animal para que ele possa viver da melhor forma e assim produzir o melhor que puder. A formação, geralmente, engloba conhecimentos sobre nutrição, manejo, meteorologia, estatística e até mesmo construções rurais.

zootecnista a campo
Foto: Jessica Taborda

Em que áreas o zootecnista pode atuar

  • Nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres
  • Gestão das propriedades rurais
  • Melhoramento genético animal
  • Agronegócio e cadeia produtiva
  • Conservação dos recursos animais e ambientais
  • Manejo e conservação de pastagens
  • Comportamento e bem-estar animal
  • Manejo da fauna e de animais silvestres
  • Construções e instalações para animais de produção, pets e silvestres
  • Sistemas de criação de organismos aquáticos
  • Ensino e pesquisa em produção animal
  • Planejamento e administração de eventos agropecuários

No Brasil, quem se forma no curso de Zootecnia possui um salário médio de R$ 3.373,86. O estado com os salários mais altos também é São Paulo, no valor de R$ 4.629,70, de acordo com dados do Caged 2018.

Parabéns a todos os profissionais e estudantes da zootecnia que tem contribuído para o sucesso do agronegócio brasileiro, vocês tem parte essencial nesse setor que seguirá crescendo e vencendo barreiras. Reconhecemos a importância da zootecnia frente aos profissionais que atuam no agronegócio.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com