PARTILHAR

Em reunião com empresários do agronegócio, o Ministro da Economia, Paulo Guedes que o sucesso da exportações deve-se ao setor agropecuário

José Luiz Tejon – Ministro Guedes apontou as 4 ondas do seu plano de recuperação econômica: o saneamento, onda 1; a concessão partilhada de petróleo e gás, onda 2; o setor elétrico, onda 3 e logística e infraestrutura, onda 4. Isso ocorreu numa reunião virtual com empresários, onde o ministro Guedes afirmou que o Brasil vai surpreender o mundo e vai mostrar uma curva em V de crescimento. Porém, salientou, é preciso da participação dos empresários, para que a curva V não vire um U, e depois um L.

Ao falar sobre o sucesso do Brasil no primeiro quadrimestre, exportamos 17,5% a mais que o mesmo período do ano passado. Esse sucesso devemos ao agronegócio. Empresários do agro pediram ao governo respeito no trato com a China, nosso maior cliente e que poderemos ter competição ferrenha no agro com os Estados Unidos, provavelmente no acordo que tem chances de ser implementado entre os dois países. Entre tapas e beijos, terminarão se acertando. Também foi pedida atenção especial ao etanol, que precisaria ser estocado para passarmos essa transição do preço de petróleo derrubado pelos sauditas e russos.

Mas, nesse chamamento do governo federal para a ajuda e participação dos empresários, o que é, sim, importantíssimo para qualquer projeto brasileiro, entendo que as 4 ondas do Ministério da Economia precisam ser acondicionadas, ou muito bem armazenadas e embaladas num planejamento estratégico de todo agronegócio nacional.

Logística e infraestrutura sim, importantíssimo, porém deve ocorrer em uma priorização de rotas e caminhos para acesso das mercadorias brasileiras a mercados mundiais. Petróleo e gás, ótimo, porém precisa ser canalizado também para produção de fertilizantes no país, onde somos dependentes em 80% do exterior. O setor elétrico, ótimo, sem dúvida , porém com foco onde podemos exercer o máximo de agregação de valor para a agroindustrialização.

As 4 ondas para a reinicialização econômica do país, caindo na real, têm nas cadeias produtivas brasileiras do agro, as únicas que têm ou podem ter começo, meio e fim. Harmonia, acordos, negociação entre os poderes, governadores e empresários reunidos, significa o único caminho para o Brasil.

O chefe precisa dar exemplo, disse um empresário, se referindo ao presidente. E da mesma forma, precisamos das confederações nacionais empresariais brasileiras reunidas num plano para dar sentido e realismo às 4 ondas do Guedes. Sem a onda das ondas, o agronegócio, não vamos surfar e vencer esse campeonato.

José Luiz Tejon para Jovem Pan.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com