Galpão de alvenaria ou lona para armazenagem?

Galpão de alvenaria ou lona para armazenagem?

PARTILHAR
Galpão de alvenaria ou lona para armazenagema
Foto: Divulgação

Pandemia torna a estocagem de produtos essencial em todos os países; opções galpão de lona e de alvenaria apresentam características completamente distintas

Diante das circunstâncias atuais a pandemia de coronavírus (COVID-19) representa um imprevisto para o setor de logística. Cidades em quarentena, fronteiras bloqueadas, transportes de carga parados e produtos paralisados ou retidos fazem da armazenagem um serviço fundamental para manter a integridade, validade e lastro de múltiplos tipos de mercadorias impedidas de serem comercializadas. Nesse momento existem regiões no país em que containers não conseguem ser entregues ou são incapazes de armazenar a crescente quantidade de itens represados nos estoques e docas das empresas.

O cenário de pandemia demanda tomadas de decisão ágeis e soluções rápidas. Em ocasiões como essa, agir assertivamente é um diferencial – por isso o RL360 da RECONLOG proporciona as características necessárias para essa gestão de crise na logística das empresas. Aumento da capacidade de armazenagem, proteção de produtos e matérias primas de intempéries, a manutenção ou aumento prazo de validade dos produtos, são todos benefícios proporcionados pelas coberturas que a empresa oferece. É possível climatizar ou isolar completamente artigos que demandam cuidados especiais, como remédio e alimentos.

As junções perfeitas aumentam a velocidade e a eficácia das equipes na montagem de coberturas modulares em praticamente todos os tipos de terreno. Essa metodologia de encaixe alia rapidez, baixa necessidade de manutenção e pouca burocracia, tornando o galpão em lona uma solução para mobilizações “urgentes” e “imediatas”.

Galpão de alvenaria ou lona para armazenagema
Foto: Divulgação

Galpão de lona vs. Alvenaria

Começando pelas estruturas flexíveis (galpão de lona), elas proporcionam a quem decide a opção de redução expressiva do tempo de montagem com uma operação enxuta e ágil. Tendo em vista que a execução de uma obra civil (alvenaria) leva meses a fio para ser finalizada, os galpões em lona podem ser entregues em um tempo muito menor e, a depender de cada projeto, conseguem até atender a necessidades emergenciais.

Os projetos de galpões em lona também podem ser preparados de acordo com todas as normas necessárias de segurança (aprovação AVCB, por exemplo), sem limitar a operação.

Entendemos que um dos principais fatores decisivos no momento da escolha é o custo, seja por aquisição ou locação. Este item apresenta grande vantagem quando a escolha é galpão em lona, pois a maior parte dos processos burocráticos que elevam os custos de uma obra civil, no caso de estrutura flexível, passa a ser dispensável.

Exemplo: Além da elaboração do projeto que exige aprovação junto aos órgãos competentes, ao término de uma obra civil, é necessário a retirada do Habite-se na Receita Federal (regularização da obra). Este documento possui custo bem elevado, pois é calculado por metro quadrado de acordo com tabelas do órgão regulador.

Já para os galpões em lona, não são necessários os mesmos documentos burocráticos para início e fim de uma montagem. Sua empresa ganha agilidade e economiza custo com papelada.

A RECONLOG é uma das maiores empresas no mercado a vender galpões em lona para operações logísticas e de armazenagem. Atua no país desde 2012, com produção própria, a empresa é referência no mercado de estruturas metálicas revestidas em lona em todo o Brasil.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com