Genômica avança e produtor tem predição de qualidade do rebanho

PARTILHAR
portaldbo-cvneloremocho
Foto: Divulgação

ANCP lança serviço de avaliações DEPG Interim; nova ferramenta viabiliza predições genômicas indiretas para animais genotipados

Sempre atenta às necessidades dos criadores, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) apresenta uma nova ferramenta para auxiliar nas decisões de seleção e manejo dentro da fazenda. Trata-se da DEP genômica Interim, desenvolvida em parceria com o Centro Técnico de Avaliação Genômica (CTAG), cujo objetivo é oferecer predições genômicas indiretas para animais genotipados.

As DEPs genômica para a seleção de animais jovens e os serviços de genotipagem estão cada vez mais acessíveis econômica e tecnicamente aos criadores. No entanto, o tempo entre a coleta de amostras de DNA e a obtenção da avaliação genômica oficial, conforme o calendário pré-estabelecido pelo programa, pode se delongar. Muitas vezes, existe a necessidade de urgência, por parte do criador, para ter disponível a predição genômica assim que o genótipo é disponibilizado pelas empresas prestadoras desse serviço.

Para encurtar esse tempo entre a coleta e a avaliação, foi criada a DEPG Interim, uma avaliação que utiliza o genótipo de animais que ainda não tiveram o genótipo incorporado à avaliação genética oficial da ANCP, mesmo que sejam animais jovens, sem progênies e registros de produção. A ferramenta fornece predições genômicas rápidas para animais recém-genotipados, permitindo classificá-los para fins de descarte ou de seleção, enquanto se aguarda a avaliação oficial.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação da ANCP, Fernando Baldi, a DEPG Interim pode ser considerada uma avaliação intra-rebanho genômica para a comparação de animais jovens dentro da mesma fazenda e safra. “Essa DEP será útil para tomada de decisão antecipada da seleção (pré-desmama), para fornecer melhor manejo para animais de maior potencial, para venda de animais quando a avaliação genética oficial ainda não está disponível para os animais jovens genotipados e quando o genótipo do animal não foi incorporado na última avaliação oficial por atraso na entrega”, explica.

A nova ferramenta de avaliação já está sendo utilizada em algumas fazendas associadas da ANCP com resultados satisfatórios. É o caso da seleção CV Nelore Mocho. O CEO da empresa, Ricardo Viacava, explica que, antes da DEPG Interim, a amostra era coletada e enviada para a genotipagem e, quando voltava, era preciso esperar até a próxima avaliação genética oficial para ser comparada e ter uma DEP genômica com acurácia.

“Agora, de posse das informações genômicas, a DEPG Interim é calculada e nos dá um indicativo com altíssima correlação com as DEPs que vão sair na próxima rodada de avaliação. Portanto, ela agiliza o retorno da informação, possibilitando que tomemos a decisão mais acertada”, destaca.

Há alguns meses, a Fazenda Santa Nice também vem utilizando a DEPG Interim e atesta a sua eficiência, conforme explica Antônio Grisi, dono da propriedade. “Nós tínhamos uma decisão importante a ser tomada em relação a um lote de vendas e a predição dos bezerros através da DEPG Interim nos assessorou muito, uma vez que, com a saída do sumário, vimos uma aderência muito grande nos resultados”, comenta.

E não é só no Brasil que a DEPG Interim está sendo utilizada. A Fazenda Toda Uma Vida, na Bolívia, que utiliza avaliação genética da ANCP há quase 20 anos, também vem colhendo bons resultados com a nova tecnologia. “É uma ferramenta interessante, porque é possível fazer a avaliação genômica a qualquer momento, não sendo necessário esperar o próximo sumário. Ela é rápida e eficiente para fazer a seleção de nossos reprodutores”, avalia o gerente da propriedade, Grover Ibañez.

Fernando Baldi enfatiza que a nova ferramenta não deve substituir a DEP Genômica das avaliações oficiais do cronograma da ANCP. “A DEPG Interim é altamente correlacionada com a DEP Genômica da avaliação oficial, portanto, a classificação dos animais baseada nas duas DEPs deve ser muito próxima para todas as características consideradas na ANCP”, conclui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com